Desempenho de Moro na Câmara foi melancólico. Por Afrânio Silva Jardim

Sergio Moro Foto: Sergio Lima / AFP

Publicado originalmente na fanpage do autor

POR AFRÂNIO SILVA JARDIM, professor associado de Direito Processual Penal da UERJ. Mestre e Livre-Docente e Direito Processual Penal pela UERJ

O “HERÓI” ESTÁ CADA VEZ MAIS SE APEQUENANDO… LULA, EM SUA ILEGAL PRISÃO, CADA VEZ MAIS SE TORNA UM “GIGANTE” …

COMO A OPÇÃO PELO CINISMO PODE DESTRUIR A DIGNIDADE DE UM MAGISTRADO QUE RESOLVEU IR PARA A POLÍTICA.

Talvez pudéssemos mesmo dizer: um magistrado que já fazia política …

Quem assistiu ao depoimento do senhor Sérgio Moro, nesta terça-feira, em comissões da Câmara Federal, percebeu, com facilidade, o constrangimento a que se submeteu o atual Ministro de Estado.

Foi melancólico o seu desempenho, deixando de responder às indagações mais importantes formuladas pelos Deputados Federais, fingindo tê-las respondido, sofismando aqui e ali e repetindo sempre os mesmos “chavões”.

O ex-juiz sempre dizia não ter como assegurar a veracidade dos diálogos publicados pelo site “The Intercept Brasil” e outros órgãos de imprensa. Entretanto, se furtou a dizer, se nos diálogos publicados, constaria algo que ele efetivamente não disse.

Ademais, o senhor Moro não respondeu se travou alguma conversa (áudio) com os Procuradores da República, através de aplicativos, independentemente de se lembrar ou não de seu conteúdo. Por medo do que pode vir no futuro, fingiu que as perguntas, estas e outras, não existiram …

Na verdade, o ex-juiz optou por uma estratégia defensiva, mais própria de réus em processos penais, mais próprias de criminosos diante de graves acusações. Isto não lhe caiu bem

O Ministro e depoente foi habilmente “escorregadio” e deixou uma impressão de não ser uma pessoa confiável, que não podia ser mesmo um magistrado confiável…

Enfim, estamos assistindo ao estraçalhamento de uma importante reputação, embora construída com manobras escusas, em parceria com a grande mídia empresarial.

Assim, o “herói” está cada vez mais se apequenando e o ex-presidente Lula,
em sua ilegal prisão, cada vez mais se torna um “gigante” …

A verdade ainda libertará o povo brasileiro deste entorpecimento, desde engodo, muito do qual decorrente de práticas muito conhecidas e usadas pelo fascismo no passado.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!