“Desenvolvimento da China é um ganho em vez de um risco para EUA”, diz premiê chinês a secretária do Tesouro americana

Atualizado em 8 de julho de 2023 às 19:05
Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e primeiro-ministro chinês, Li Qiang. Foto: Reprodução

Publicado originalmente por  XINHUA

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se na sexta-feira com a secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, em Beijing.

Li disse que o mundo precisa de uma relação China-EUA geralmente estável, e se os dois países poderem encontrar o caminho certo para se relacionarem bem é importante para o futuro da humanidade. No ano passado, os dois chefes de Estado se reuniram em Bali e alcançaram uma série de entendimentos importantes, traçando o rumo para as relações China-EUA. O respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação ganha-ganha são os princípios básicos das interações entre Estados e também a maneira certa para os países se relacionarem bem entre si.

“A cultura chinesa valoriza a paz acima de tudo, em oposição à hegemonia e ao bullying”, disse Li. Espera-se que o lado dos EUA adote uma atitude racional e pragmática e trabalhe com a China na mesma direção para impulsionar as relações bilaterais de volta ao caminho certo em uma data próxima.

Observando que os interesses econômicos da China e dos EUA estão estreitamente interligados, Li disse que os benefícios mútuos são a essência das relações econômicas China-EUA e o reforço da cooperação é a exigência realista e a escolha correta de ambas as partes.

“O desenvolvimento da China é uma oportunidade em vez de um desafio para os EUA, e um ganho em vez de um risco”, disse Li. Ele acrescentou que politizar a cooperação econômica ou exagerar demais o conceito de segurança nessa cooperação não faz bem para o desenvolvimento econômico dos dois países e do mundo inteiro.

Li pediu que ambas as partes fortaleçam a comunicação e busquem consenso sobre importantes questões econômicas bilaterais por meio de intercâmbios francos, aprofundados e pragmáticos. Ele pediu aos dois países que injetem estabilidade e energia positiva nas relações econômicas China-EUA. A China e os EUA devem fortalecer a coordenação e a cooperação, trabalhar juntos para enfrentar os desafios globais e promover o desenvolvimento comum.

Yellen disse que o lado americano não busca desacoplar ou cortar cadeias de suprimentos nem tem intenção de impedir o processo de modernização chinesa.

Ela expressou a disposição de implementar os entendimentos alcançados pelos dois chefes de Estado em Bali, fortalecer a comunicação, evitar mal-entendidos causados por diferenças, fortalecer a cooperação para estabilizar a macroeconomia e lidar com os desafios globais, e buscar benefícios mútuos entre as duas economias.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link