Desesperado com chance de Lula vencer no 1º turno, general Heleno ataca pesquisa

Atualizado em 24 de abril de 2022 às 12:16
Heleno Pereira defende ato de Bolsonaro
Augusto Heleno Pereira
Foto: Reprodução

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, usou as redes sociais na manhã deste domingo (24) para mostrar o desespero da trupe bolsonarismo com a aproximação das eleições sem que Jair Bolsonaro (PL) consiga arrancar um voto sequer do líder das pesquisa, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pretenso nome para ser vice na chapa do atual presidente, atacou a XP e o Ipespe, organizador da mais recente pesquisa eleitoral.

Em seu perfil no Twitter, o general atacou. “Por que uma empresa de investimentos, do porte da XP, banca uma pesquisa do tal de IPESPE? Em um país de 149 milhões de eleitores, entrevistou apenas 1000 (um mil), pelo telefone. Vitória estrondosa de Lula (?). E o resultado é divulgado pela imprensa”, escreveu mostrando o desespero.

Além de ignorante em estatística e metodologia de pesquisa — a XP encomenda levantamentos, assim como, por exemplo, a CNI –, o tom de Heleno é por conta do resultado da pesquisa e que mostra Jair Bolsonaro com 31% no segundo lugar, mas bem atrás de Lula, que tem 45%. Ainda para piorar ainda mais a situação do atual governo, as chances do petista vencer ainda no primeiro tuno são grandes, já que ele apareceu, segundo o Instituto, com 49,6% dos votos válidos. A pesquisa Ipespe é feita em parceria com a XP Investimentos, grande empresa ligada ao mercado financeiro.

Embora tenha atacado essa pesquisa em especial, boa parte dos grandes Institutos vem mostrando números semelhantes, como é o caso do Datafolha e do Ipec que dão a chance real de Lula faturar no primeiro turno.