
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub voltou a atacar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nesta quarta (8). Em publicação nas redes sociais, ele ironizou o parlamentar, afirmando que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro “está desesperado” após a condenação do pai e que agora “terá que fazer algo que os Bolsonaros não gostam: trabalhar”.
“Entenda o desespero de bananinha: Caso o papi não mande $ ou ele não tenha roubado muito, terá que fazer algo que os Bolsonaros não gostam: TRABALHAR! Nos EUA, ele é apenas mais um refugiado desqualificado. Who is Dudu little banana in the line of bread? [‘Quem é Dudu Bananinha na fila do pão?’]”, escreveu Weintraub no X (antigo Twitter).
O ex-ministro se referiu ao apelido “bananinha”, usado por críticos de Eduardo desde seu início na política.
Entenda o desespero de bananinha:
Caso o papi não mande $ ou ele não tenha roubado muito, terá que fazer algo que os Bolsonaros não gostam: TRABALHAR! Nos EUA, ele é apenas mais um refugiado desqualificado.
Who is Dudu little banana in the line of bread? pic.twitter.com/8waBsWViUH— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) October 8, 2025
Weintraub foi um dos principais nomes do núcleo ideológico do governo Bolsonaro, mas rompeu com a família após deixar o cargo em 2020, em meio a atritos internos. Ele acumulou desentendimentos com reitores, parlamentares e até ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que chamou de “vagabundos” durante uma reunião ministerial.
Desde então, o ex-ministro se tornou um dos críticos mais ferozes do bolsonarismo. Segundo o Estadão, o ex-ministro passou a ser visto como “gerador de crises desnecessárias” dentro do movimento.
Eduardo fugiu para os Estados Unidos em março deste ano e recebeu milhões de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que admitiu estar “bancando” o filho no país.
Em publicações recentes, Weintraub vem atacando não só o ex-presidente, mas também seus filhos e ex-aliados, a quem acusa de terem abandonado antigos apoiadores. Em junho deste ano, ele reagiu ao interrogatório de Jair Bolsonaro no STF, dizendo-se arrependido de ter integrado o governo.
“Nós, que acreditamos no Bolsonaro em algum momento, fomos otários! Eu fui muito otário!”, escreveu, junto a um vídeo em que o ex-presidente sugeria o nome do ministro Alexandre de Moraes como possível vice em 2026.
Nós, que acreditamos no Bolsonaro em algum momento, fomos OTÁRIOS!
EU FUI MUITO OTÁRIO!!!!! pic.twitter.com/yiWTIRcOEJ— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) June 10, 2025
O ex-ministro também publicou críticas diretas ao movimento bolsonarista, classificando-o como “uma lepra, rastejante, covarde, mentirosa e calhorda”. Em outras publicações, chamou os antigos aliados de “ratos” e “covardes”.