“Desesperado” e “desqualificado”: ex-ministro de Bolsonaro detona Eduardo

Atualizado em 8 de outubro de 2025 às 16:02
Eduardo Bolsonaro e Abraham Weintraub na Câmara dos Deputados, em 2019. Foto: Reprodução

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub voltou a atacar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nesta quarta (8). Em publicação nas redes sociais, ele ironizou o parlamentar, afirmando que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro “está desesperado” após a condenação do pai e que agora “terá que fazer algo que os Bolsonaros não gostam: trabalhar”.

“Entenda o desespero de bananinha: Caso o papi não mande $ ou ele não tenha roubado muito, terá que fazer algo que os Bolsonaros não gostam: TRABALHAR! Nos EUA, ele é apenas mais um refugiado desqualificado. Who is Dudu little banana in the line of bread? [‘Quem é Dudu Bananinha na fila do pão?’]”, escreveu Weintraub no X (antigo Twitter).

O ex-ministro se referiu ao apelido “bananinha”, usado por críticos de Eduardo desde seu início na política.

Weintraub foi um dos principais nomes do núcleo ideológico do governo Bolsonaro, mas rompeu com a família após deixar o cargo em 2020, em meio a atritos internos. Ele acumulou desentendimentos com reitores, parlamentares e até ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que chamou de “vagabundos” durante uma reunião ministerial.

Desde então, o ex-ministro se tornou um dos críticos mais ferozes do bolsonarismo. Segundo o Estadão, o ex-ministro  passou a ser visto como “gerador de crises desnecessárias” dentro do movimento.

Eduardo fugiu para os Estados Unidos em março deste ano e recebeu milhões de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que admitiu estar “bancando” o filho no país.

Em publicações recentes, Weintraub vem atacando não só o ex-presidente, mas também seus filhos e ex-aliados, a quem acusa de terem abandonado antigos apoiadores. Em junho deste ano, ele reagiu ao interrogatório de Jair Bolsonaro no STF, dizendo-se arrependido de ter integrado o governo.

“Nós, que acreditamos no Bolsonaro em algum momento, fomos otários! Eu fui muito otário!”, escreveu, junto a um vídeo em que o ex-presidente sugeria o nome do ministro Alexandre de Moraes como possível vice em 2026.

O ex-ministro também publicou críticas diretas ao movimento bolsonarista, classificando-o como “uma lepra, rastejante, covarde, mentirosa e calhorda”. Em outras publicações, chamou os antigos aliados de “ratos” e “covardes”.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.