Desmatamentos na Amazônia crescem e risco é de autodegradação

Atualizado em 17 de abril de 2020 às 22:41
Desmatamento na Amazônia. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Publicado originalmente no Jornal USP:

Em meio à preocupação causada pelo coronavírus, alguns problemas vivenciados no Brasil acabam ficando de lado. No entanto, essas complicações continuam avançando e, em determinadas situações, até piorando, se comparadas a dados do ano passado. Esse é o caso dos alertas de desmatamento na Amazônia, que cresceram 29% em março.

De acordo com o professor Pedro Luiz Côrtes, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao Jornal da USP no Ar, o que está ocorrendo neste ano é mais preocupante do que ocorreu no ano passado, pois o total de área desmatada nos três primeiros meses de 2020 configura um aumento de 51,4%, se comparado ao ano de 2019, isso de acordo com dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Com a maioria da atenção do governo voltada ao combate do coronavírus, e apesar da criação do Conselho da Amazônia, algumas pessoas aproveitam da desatenção e menor vigilância para praticar atos criminosos contra a floresta amazônica, o que ocasiona o aumento significativo do desmatamento. O Estado do Pará é o recordista, com um aumento de 343%, mas esse mal alcança outras regiões do Brasil, como o Mato Grosso, com 126%. Apenas Roraima registrou redução no desmatamento, com queda de 68% se comparado ao ano passado. Côrtes explicita que a taxa de desmatamento sempre existiu, havendo redução ou aumento, e que, mesmo reduzindo, ainda não estamos falando de taxa de recuperação. 

O aumento significativo do desmatamento, comenta o professor, aliado à pandemia, poderá trazer grande impacto negativo ao mercado brasileiro, principalmente se considerarmos a comoção já ocorrida no ano passado por países que se mostraram preocupados com a situação da Amazônia e cogitaram barrar importações de produtos do Brasil.