Desmentindo Salles e Bolsonaro, Marinha diz que não tem pistas de quem vazou óleo no litoral do NE

Atualizado em 6 de dezembro de 2019 às 19:36
Salles

Publicado originalmente no Brasil de Fato:

O comandante de Operações Navais da Marinha, Leonardo Puntel, afirmou em entrevista à Rádio CBN, na quinta-feira (5), que o governo ainda não tem pistas de quem causou o vazamento do óleo que chegou à costa do Nordeste e do Sudoeste.

Segundo o oficial, há três investigações em curso – incluindo um inquérito da Polícia Federal (PF). No entanto, nenhum suspeito foi identificado por enquanto.

“Todos os três inquéritos são realizados para a gente tentar chegar exatamente no poluidor, no causador desse crime ambiental. Todos os esforços estão sendo feitos. No momento, nós temos indícios, apenas”, declarou Puntel.

Também é incerto, até agora, o dano causado ao turismo do Nordeste, de acordo com o diretor de Políticas e Ações Integradas do Ministério do Turismo, Luciano Puchalski. Ele comentou que o prejuízo estimado é de 3% em relação à arrecadação dos municípios. “O prejuízo não é tão grande quanto a gente fala”, disse.

Prejudicados pelos vazamentos, pescadores e marisqueiras questionam as regras para o auxílio emergencial proposto pelo governo. Na quarta-feira (04), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou a liberação de R$ 1.996 para trabalhadores prejudicados pelo desastre.

A secretária-executiva nacional da Pastoral dos Pescadores, Ormezita Barbosa, disse que a maioria dos pescadores e marisqueiras está desamparada porque não tem o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), exigido para a liberação do auxílio.

A Secretaria da Pesca reconheceu que o registro exigido dos pescadores é falho e disse que o governo preparava um recadastramento para 2020, mas foi surpreendido pelo desastre. Dessa forma, precisou atender emergencialmente os cadastrados.

x.x.x

Leia mais:

Peru bêbado, Salles culpa o “Greenpixe” e a Venezuela por óleo no Nordeste