Dia D de Inclusão leva empregos para pessoas com deficiência na Bahia

Atualizado em 23 de outubro de 2023 às 13:39
Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD). Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Organizado pelo governo estadual, na quarta-feira (18/10), a 9ª edição do Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) abriu 225 vagas para  inserir as pessoas com algum tipo de deficiência e profissionais reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho. De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas com mais de 200 funcionários são obrigadas a incorporar pessoas com algum tipo de deficiência em seus quadros.  No País, entre 2008 e 2022, o número de PcDs inseridas no mundo do trabalho saltou de 189 mil para aproximadamente 500 mil.

Esta edição do Dia D de Inclusão conta com a participação de 35 empresas, que ofertam as vagas de emprego exclusivas para quem tem algum tipo de necessidade especial. Durante todo o dia, foram oferecidos serviços como cadastramento e atualização de dados, intermediação para o trabalho, cursos de qualificação, oficinas e orientação profissional, roda de conversa, mostra de talentos, feira de artesanato, emissão de RG e Passe-Livre, além de orientação para CTPS Digital. A atividade também ocorre na área externa da estação de Metrô Pituaçu.

Para a coordenadora-geral do SineBahia, Kadine Bárbara, a instituição tem um papel fundamental ao facilitar o acesso deste público ao mercado de trabalho. “O SineBahia tem uma estrutura exclusiva para atendimento das pessoas com deficiência, embora a gente atenda em todas as unidades. Então, qualquer pessoa com deficiência que buscar uma unidade do SineBahia, vai ser bem atendida, vai ser acolhida. Trabalhamos em diálogo com as empresas para captar essas vagas e acolher esses trabalhadores, no sentido de encaminhá-los para as oportunidades”.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link