Dia da ‘Abolição’: Movimento antirracista faz manifestação em SP

Atualizado em 13 de maio de 2022 às 11:29

Organizações sociais lideradas pelo movimento antirracista Raiz da Liberdade fará uma manifestação nesta sexta-feira (13) na Rua Oscar Freire, em São Paulo, para denunciar a fome no Dia da “Abolição”. O ato Tem Preto com Fome! conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

O protesto começará a partir das 15h, em frente à Estação Oscar Freire do Metrô. A expectativa é que mais de mil pessoas estejam presentes no local para participar da manifestação.

“A fome esteve presente em pelo menos 10% das casas de pessoas negras somente no período da pandemia. Com a alta dos preços e o crescente desemprego, esse quadro só tende a aumentar”, comenta Ediane Maria, coordenadora do Raiz da Liberdade.

O protesto ocorrerá na Rua Oscar Freire por uma questão simbólica. Mais de 20 milhões de pessoas passam fome no Brasil, enquanto o local em que ocorrerá o ato é conhecido por reunir marcas de luxo como Calvin Klein, Versace e Montblanc.

“Não aguentamos mais disputar lugar na fila do osso e nos caminhões de lixo, enquanto uma minoria branca segue enriquecendo e se estabelecendo como milionária em meio à esta crise”, desabafa Ediane. “Estamos aqui hoje para denunciar e incomodar essa elite que enriquece às nossas custas”, completa.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link