Dia da Pizza: conheça as origens e como o prato virou paixão nacional

Atualizado em 10 de julho de 2025 às 17:37
Pizza Margherita tradicional, com muçarela de búfala, manjericão fresco e molho de tomate, símbolo da culinária napolitana – Foto: Reprodução

A pizza é um dos pratos mais populares do mundo e tem origens milenares. Civilizações antigas como egípcios, gregos e romanos já consumiam versões rudimentares desse alimento. No entanto, foi em Nápoles, na Itália, que a pizza ganhou a forma moderna, com massa de trigo, queijo e tomate.

A partir do século XIX, o prato se espalhou pelo mundo, principalmente após ser adotado por imigrantes italianos nos Estados Unidos.

A consagração do delicioso prato veio com a criação da Margherita em 1889, homenagem à rainha da Itália. Com cores da bandeira italiana, tomate, manjericão e muçarela, a pizza tornou-se símbolo nacional e, mais tarde, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A primeira pizzaria do mundo ainda em funcionamento é a Antica Pizzeria Port’Alba, fundada em Nápoles.

Antica Pizzeria Port’Alba, em Nápoles, Itália, considerada a pizzaria mais antiga do mundo ainda em funcionamento, fundada em 1738 – Foto: Reprodução

No Brasil, a pizza chegou com os imigrantes italianos no século XIX, e São Paulo tornou-se o principal centro dessa tradição. A cidade foi pioneira na produção comercial de pizzas e, desde 1985, celebra o Dia da Pizza em 10 de julho, data criada após um concurso da Secretaria de Turismo de SP.

Hoje, o país possui mais de 45 mil pizzarias ativas e consome quase 2 milhões de pizzas por mês.

Além de saborosa, a pizza também carrega recordes: a Pizza Hut produziu a maior pizza do mundo em 2023, com 1.300 m², enquanto no Brasil, a cidade de Serafina Corrêa criou uma pizza de 442 kg.