
Fotos: Reprodução
Divulgada nesta segunda-feira (29), a pesquisa BTG Pactual/FSB mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de voto na disputa pela presidência da República. No levantamento feito entre os dias 26 e 28 de agosto, o petista apareceu com 43% do eleitorado, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que somou 36%.
Pela terceira via, Ciro Gomes (PDT) contou 9% e Simone Tebet (MDB) com 4% dos eleitores entrevistados. Na sequência apareceram Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros), com 1% dos aptos a votar.
Enquanto Felipe D’Avila (Novo), Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (UB) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram. Os que não votam em nenhum dos candidatos ou não sabem em quem votar, foi 4% e 3% respectivamente.
A pesquisa é a estimulada, quando a lista dos nomes dos candidatos é apresentada ao entrevistado. Em relação ao levantamento BTG/FSB anterior, do dia 22 de agosto, Lula caiu 2 pontos, enquanto Bolsonaro se manteve estável.

Em um eventual segundo turno entre o petista e o atual mandatário ainda de acordo com a pesquisa, Lula venceria com 52% diante de 39% de Bolsonaro. A diferença entre os dois seria de 12 pontos percentuais. Enquanto os votos nulos e brancos somariam 3%.
Já entre Lula e Ciro, o ex-presidente somaria 47% frente a 32% do pedetista, a soma de votos nulos seria 7%. Entre o atual chefe do Executivo e o ex-governador, Bolsonaro venceria com 49% diante de 41% do ex-ministro
A pesquisa foi realizada através de 2 mil entrevistas e tem margem de erro de 2 pontos percentuais e confiança de 95%.