Ex-ministro de Dilma dá um “chega pra lá” em ex-secretária de FHC: “Não acho correto”

Atualizado em 24 de outubro de 2021 às 22:04
ex-ministro Dilma
Ex-ministro de Dilma deu aula para ex-secretária de FHC

Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda do Governo Dilma Rousseff, deu um “chega pra lá” em Maria Helena Guimarães de Castro. Ela, que fez parte do governo FHC, afirmou que a gestão petista deixou o Brasil em estado de insolvência. Só que o economista rebateu.

“O Brasil não estava em estado de insolvência no final do governo Dilma. A dívida pública era cerca de 59% do PIB, que era mais ou menos igual a dívida pública do governo Fernando Henrique. Tenho certeza que a Helena não acha que o Brasil estava em insolvência no governo FHC. Logo não acho correto dizer que ele [governo Dilma] estava em insolvência”, disparou.

Na sequência, explicou qual era a grande questão do país. “O Brasil tinha um problema fiscal e continua com problema fiscal. É importante ter um limite de gastos. Mas não quer dizer que precisa ter o atual limite de gastos”, acrescentou.

Leia mais:

1 – Negacionistas protestam contra passaporte da vacina em São Paulo

2 – Mesmo preso, Daniel Silveira recebe valor milionário em salários e cotas

3 – Ator de Friends morre aos 59 anos em decorrência de câncer

Ex-ministro do governo Dilma seguiu explicando o assunto em debate da GloboNews

“O que ocorreu agora estava programado para o ano que vem era uma forte contração fiscal. O projeto de lei orçamentária que o governo mandou iria diminuir a despesa do governo em muito. Isso iria prejudicar o funcionamento de muitos programas. Mesmo com o corte de emendas, que acho que pode ocorrer, não teria dinheiro necessário para manter o auxílio emergencial. E também manter programas de educação, saúde e o mínimo de investimento”, continuou.

“Acho importante rever o teto de gastos agora. O problema não é esse, mas a forma como foi feito. Foi feito no improviso, com outra mudança constitucional. Estamos fazendo mudança constitucional de seis em seis meses. É o atestado claro que o teto de gasto foi mal feito. Não deveria ter ido para a Constituição. Deveria ter previsto que, depois de uma crise tão grave, seria possível política de auxílio. E depois de reconstrução econômica e social”, concluiu.