Dilma comemora vitória de Petro na Colômbia: “Renovada esperança”

Atualizado em 19 de junho de 2022 às 21:09
Gustavo Petro e Dilma
Dilma parabenizou Petro – Foto: Montagem

A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) comemorou a vitória de Gustavo Petro nas eleições da Colômbia, ocorrida neste domingo (19). Em seu perfil nas redes sociais, a petista fez questão de parabenizar o presidente eleito do país vizinho.

Dilma usou seu perfil no Twitter para parabenizar Petro e também a vice-presidenta eleita, a primeira pessoa negra a ocupar o cargo no país. “O triunfo histórico do companheiro @petrogustavo e da companheira @FranciaMarquezM é uma grande vitória do bravo povo colombiano e é também um alento e uma renovada esperança para todas as nações da América Latina que lutam por democracia e contra o neoliberalismo #VivaColômbia”, escreveu.

A petista não foi a primeira a se manifestar sobre a vitória de Petro, que derrotou o candidato da extrema-direita e admirador de Hitler, Rodolfo Hernández. Pouco antes, o líder das pesquisas nas eleições 2022 do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também usou seu perfil nas redes sociais para dar os parabéns ao novo presidente da Colômbia.

Gustavo Petro venceu as eleições numa disputa acirrada com Hernández. As pesquisas indicavam empate técnico entre os dois até o último momento, mas com as urnas abertas, o candidato venceu por 50,4% contra 47,2% do adversário. Com isso, ele se tornou o primeiro presidente de esquerda eleito na história da Colômbia.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link