Dilma diz que absolvição de Lula é a única saída para que “surja país democrático e com justiça social”

Atualizado em 5 de dezembro de 2020 às 15:50
Dilma e Lula em “Democracia em Vertigem”

A ex-presidente Dilma Rousseff, vítima do golpe de 2016, alerta para a articulação da direita no Brasil para o movimento que visa impedir Lula de recuperar seus direitos políticos.

A única forma para que o ex-presidente deixe de ser interditado é com a conclusão do julgamento do HC sobre a parcialidade de Sergio Moro.

O julgamento começou há dois anos, mas foi interrompido com pedido de vistas de Gilmar Mendes.

O ministro ainda não devolver a ação para a conclusão do julgamento.

Parece não haver pressa no STF para tomar uma decisão que deveria ser urgente.

Já a ação que beneficia Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre está sendo julgada em ritmo acelerado.

Para juristas, essa ação, que permite a reeleição dos dois apesar de dispositivo contrário da Constituição, representa o estupro do acordo celebrado pelo Brasil em 1988.

Segue o texto de Dilma, publicado hoje em sua conta no Twitter:

Toda a direita, aí incluída a parte neoliberal e aquela que se disfarça de centro, em suas diversas graduações, se une mais uma vez para conter a ameaça que Lula representa para suas ambições.

Para eles, Lula não pode ser candidato, porque ganha a eleição. Defender e lutar efetivamente pela absolvição de Lula é a única saída para que surja um país democrático e com justiça social.

Devemos ter claro que líderes com a força eleitoral e política de Lula têm, em geral, histórias longas, não surgem repentinamente, pois são forjados em anos de lutas identificadas com o povo.