Dilma Rousseff toma posse como presidente do Banco dos Brics

Atualizado em 13 de abril de 2023 às 6:46
Dilma durante discurso de posse do banco dos Brics, em Xangai — Foto: TV Brasil

Dilma Rousseff, ex-presidente da República do Brasil, nesta quinta-feira (13), tomou posse como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como banco dos Brics. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também participou da cerimônia de posse de Dilma que foi realizada em Xangai, na China.

Dilma permanecerá no cargo, recém nomeado pelo governo Lula, até julho de 2025. Nas últimas semanas, ela participou de reuniões do banco.

O principal papel do Banco dos Brics é o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição. Atualmente, a aliança econômica é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

Dilma, durante seu discurso de posse, disse que se sentia orgulhosa de ter tido a oportunidade de sediar em Fortaleza a cúpula que deu origem ao banco dos Brics, em 2014.

“Assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países dos Brics, mas não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento”, disse.

Dilma e Lula durante discurso de posse do banco dos Brics, em Xangai — Foto: Reprodução

O presidente Lula também discursou durante a cerimônia de posse de Dilma. Ele relembrou a trajetória da petista e a parabenizou por ter sido escolhida para o cargo. O presidente ainda frisou que o banco dos Brics, hoje, se impõe diante dos impactos negativos causados pelas mudanças climáticas, pandemia e conflitos armados que acontecem pelo mundo.

“No Brasil, os recursos do Novo Banco financiam projetos de infraestrutura, programas de apoio à renda, mobilidade sustentável, adaptação à mudança climática, saneamento básico e energias renováveis”, disse Lula.

“Nenhum governante pode trabalhar com a faca na garganta porque está devendo. […] Não cabe a um banco ficar asfixiando as economias dos países, como estão fazendo com Argentina, o Fundo Monetário Internacional. E como fizeram com o Brasil e com todos os países do terceiro mundo que precisaram de dinheiro”.

Confira a seguir imagens do momento da cerimônia de posse de Dilma no Banco dos Brics:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link