Dilma se reúne com Putin e elogia “mundo multipolar”

Atualizado em 6 de junho de 2024 às 15:51
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, e o mandatário russo, Vladimir Putin. Foto: Reprodução

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do BRICS, Dilma Rousseff, se reuniu nesta quinta (6) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Fórum Econômico Internacional, em São Petersburgo. Ela disse se sentir honrada de participar do evento e elogiou sua importância na “construção de um mundo multipolar”.

“Acredito que o mundo necessita cada vez mais desse mundo multipolar. Os países do Norte global têm sido incapazes de fornecer uma solução para os graves problemas que a humanidade enfrenta”, afirmou Dilma durante o fórum.

Ex-presidente da República do Brasil, ela ainda afirmou que o NDB tem como objetivo suprir a ausência de investimentos necessários e que a instituição é “um banco diferente, um banco feito pelos países do Sul global para os países do Sul global”.

“É muito relevante a presença do NDB e também dos países que integram o NDB, sendo a Rússia um dos países fundadores”, prosseguiu.

Putin elogiou o bom trabalho do NBD durante a gestão de Dilma e apontou que a instituição “apresentou lucros significativos” pela primeira vez. “Está se recuperando, trabalhando cada vez mais de forma organizada e bem-sucedida”, avalia o mandatário russo.

Ele ainda afirmou que pretende conversar com o presidente Lula por telefone nos próximos dias e que o espera em Kazan na cúpula do BIRCS deste ano.

Veja o momento em que Dilma é recebida pelo presidente russo:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link