Dilma: “STF devolve a Lula a condição de inocente das acusações injustas que sofreu”

Atualizado em 23 de março de 2021 às 21:27

 

Dilma Rousseff foi às redes sociais, nesta terça-feira (23) comentar a decisão da 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) que aferiu, por 3 votos a 2, que Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato em Curitiba, foi parcial ao condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá.

“O STF corrige o maior atentado contra a Justiça cometido na história do Brasil”, disse Dilma.

A ex-presidenta também afirma que a “decisão histórica” restabelece a verdade, invalida todas as decisões tomadas por Moro e seus subordinados e devolve a Lula a condição de inocente das acusações injustas que sofreu.

Leia íntegra do texto de Dilma abaixo:

O STF corrige o maior atentado contra a Justiça cometido na história do Brasil. Confirma que um juiz parcial e faccioso comandou um grupo de procuradores que abusavam de seu poder para fabricar acusações, condenar um inocente e destruir o estado democrático de direito.

A decisão histórica dos ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Carmem Lúcia restabelece a verdade, invalida todas as decisões tomadas por Moro e seus subordinados e devolve a Lula a condição de inocente das acusações injustas que sofreu.

O caráter prepotente, discricionário e ilícito das práticas de um Juiz que conspirou contra o réu, mancomunado com um grupo de procuradores, recebeu um rotundo BASTA da mais alta corte do Judiciário brasileiro.

Apesar disso, o estrago que cometeram é irreparável: a interferência política para eleger um presidente neofascista, a destruição de grandes empresas e de milhões de empregos, a volta da fome e da miséria. Sobretudo, a complacência diante da doença e das mortes.

Moro e seus comandados devem ser julgados por seus crimes, com respeito ao devido processo legal e pleno direito de defesa, algo que sempre negaram a Lula.

LEIA TAMBÉM – Reconhecer parcialidade de Moro fortaleceu sistema de Justiça no Brasil, diz defesa de Lula