Dino agradece a Lula por indicação ao STF: “O presidente me honra imensamente”

Atualizado em 27 de novembro de 2023 às 14:39
Flávio Dino e o presidente Lula. Foto: reprodução

O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi indicado pelo presidente Lula (PT) ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para a vaga deixada pela aposentadoria de Rosa Weber. Em sua conta no X, antigo Twitter, o ex-governador do Maranhão agradeceu pela escolha do seu nome e destacou que Lula o “honra imensamente” com a indicação.

“Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras”, escreveu em sua publicação.

Além de Dino para o STF, Lula também indicou o subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (27). O petista já encaminhou um documento que oficializa as indicações ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Os dois se reuniram com o presidente no Palácio da Alvorada, junto do ministro Paulo Pimenta, da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) e do líder do governo no Senado Federa, Jaques Wagner (PT-BA).

Com a indicação, Dino e Gonet precisarão ser aprovados pelo Senado para assumir o posto.

O subprocurador Paulo Gonet, o presidente Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Paulo Gonet é tido como constitucionalista, conservador e religioso por seus pares, além de ser vice-procurador-eleitoral e ter atuado em ações que levaram à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Atua no Ministério Público Federal (MPF) desde 1987.

O indicado à PGR já foi sócio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O subprocurador também chegou a ser cogitado para o posto em 2019, chegando a se reunir com Bolsonaro, mas não foi indicado porque o ex-presidente queria um PGR mais alinhado ao seu governo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.