Dino associa atos terroristas a massacres em escolas: “Violência extremista a qualquer custo”

Atualizado em 10 de abril de 2023 às 16:28
O ministro da Justiça, Flávio Dino
Foto: Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, associou nesta segunda-feira (10) os golpistas que invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes, em 8 de janeiro, aos assassinos que cometeram massacres em escolas.

Segundo Dino, a “ideia de violência extremista” liga os golpistas aos assassinos de crianças em escolas e creches. “Tem influência da ideia de violência extremista a qualquer preço, a qualquer custo”, disse o ministro em conversa com jornalistas na saída do evento no Palácio do Planalto que marcou os primeiros 100 dias do governo de Luiz Inácio Lula Silva (PT).

Dino falava sobre as consequências e investigações sobre os atos terroristas de 8 de janeiro e mencionou a relação entre os atos terroristas e os ataques a escolas e creches, como o que ocorreu em Blumenau na última quarta-feira (5), que deixou quatro crianças mortas.

“A questão hoje remanescente é a responsabilização das pessoas que engendraram esse planejamento golpista durante meses e os ecos, as reverberações da violência que permanecem. Por exemplo, estamos agora às voltas com essas ameaças relativas a escolas. Nós temos uma ligação entre uma coisa e outra”, disse Dino. “Tem influência da ideia de violência extremista a qualquer preço, a qualquer custo. O ethos, o paradigma de organização do mundo que golpistas políticos e agressores de crianças, assassinos de crianças têm é o mesmo. É a mesma matriz de pensamento, a matriz da violência”, afirmou.

“Então, nós temos uma luta cotidiana, porque nesse aspecto o nível de destruição foi muito grande. E a resposta que nos cabe é a resposta da responsabilização. É dar punição para essas pessoas que violam a lei e, claro, dar prevenção, como nós estamos fazendo cotidianamente”, concluiu o ministro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link