Dino considera pedir aplicação da lei brasileira contra torcedores que agrediram Vini Jr

Atualizado em 22 de maio de 2023 às 16:51
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Foto: Reprodução

 

Nesta segunda-feira (22), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que o órgão que comanda está considerando a possibilidade de acionar uma medida jurídica excepcional caso as autoridades espanholas se omitam nos episódios de racismo envolvendo o jogador brasileiro Vinicius Junior.

Dino explicou que estão estudando a aplicação do princípio da “extraterritorialidade”, previsto no Código Penal, que permite a aplicação da lei brasileira em situações excepcionais de crimes contra brasileiros, mesmo no exterior. No entanto, o ministro ressaltou que essa medida seria um “remédio extremo” e acredita que as autoridades espanholas cumprirão suas responsabilidades.

O ministro enfatizou que o estudo está sendo realizado como uma eventualidade e que confia nos canais diplomáticos para resolver a questão. Ele acredita que as autoridades espanholas, sejam judiciais ou do futebol, tomarão as medidas necessárias.

Além disso, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também anunciou que o governo Lula pretende acionar o Ministério Público espanhol para investigar a possível conivência da federação reguladora do futebol espanhol, a LaLiga, nos casos frequentes de racismo contra Vinicius Junior.

Vini Jr. durante jogo contra o Valencia, neste domingo (21). Foto: Reuters

No domingo, o jogador foi às redes sociais denunciar mais um caso de racismo durante uma partida contra o Valencia, em que parte da torcida o chamou de “macaco”. Vinicius Junior lamentou que o racismo seja considerado normal na La Liga e afirmou que a competição, a federação e até mesmo seus adversários incentivam essa prática discriminatória.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link