Dino defende ampliar base com Centrão e Lula avaliar manter Aras na PGR

Atualizado em 23 de julho de 2023 às 15:44
O ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Reprodução

Em entrevista para o jornal O Globo, o ministro da Justiça do governo Lula, Flávio Dino (PSB), defendeu que o Planalto busque ampliar sua base de apoio com o Centrão. Ele afirmou, também, que o presidente pode avaliar a possibilidade de reconduzir Augusto Aras ao cargo de Procurador-Geral da República (PGR).

No pensamento de Dino, a maior entrada do Centrão no governo é positiva, pois tende a aumentar a fidelidade desse grupo político ao Palácio do Planalto nas votações no Congresso. “Na medida em que uma força política está sentada na Esplanada, penso que aumenta o comprometimento dela com os resultados do governo”, disse o ministro.

“O Brasil é um país muito grande. O (ex-presidente) Fernando Henrique (Cardoso) cunhou uma análise em que ele dizia que no Brasil você não tem propriamente partidos fortes, mas o Congresso é forte. E o Congresso hoje é muito mais forte do que nos anos 1990, pelo instituto das emendas impositivas. Então, levando em conta essa realidade, eu lembro sempre Max Weber: é a ética do resultado”, respondeu Flávio Dino.

O ex-governador do Maranhão também comentou sobre a nomeação que Lula terá que fazer para a Procuradoria-Geral da República. Questionado sobre como enxerga o apoio que aliados têm feito pela recondução de Augusto Aras, Dino respondeu:

“Eu acho que o presidente da República deve ouvir todas as pessoas. Há segmentos que apoiam o presidente defendendo o doutor Aras? Há. Acho que ele deve examinar essa possibilidade. O que eu vejo é que ele próprio vai conversar com as pessoas. Porque na indicação da Defensoria Pública Geral da União, ele só nomeou depois de conversar com os nomes que estavam na lista. Eu imagino que, em relação ao PGR, ele vai ouvir uns quatro ou cinco nomes que pessoas ao redor dele defendem”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link