Dino rebate Globo: “Fake news não é crítica”

Atualizado em 12 de setembro de 2023 às 0:00
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Foto: Sérgio Lima

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi até sua rede social para rebater matéria do Globo que diz que “Lula repete Bolsonaro e usa AGU e Ministério da Justiça contra jornalista”.

“A ação de usar a máquina pública contra a conduta de jornalistas, no entanto, remete ao ‘modus operandi’ do governo Jair Bolsonaro, que por pelo menos quatro vezes acionou os mesmo órgãos contra críticos de sua gestão”, diz o jornal da família Marinho.

“Inventar que o Presidente da República mandou reter entrega de ajuda a atingidos por enchente para ‘tirar foto’ não é ‘CRÍTICA’. Inventar fatos para atingir honra de outrem também não é ‘CRÍTICA’”, escreveu o ministro no X (antigo Twiter).

Dino destacou que a Polícia Federal (PF) já foi acionada para apurar o episódio. “Por isso que a Polícia Federal deve apurar os casos. Não é faculdade, é dever jurídico”, declarou.

A publicação ocorre após a presidenta da UPA de Sarandi, Samara L. Baum, alegar que as doações não estavam sendo distribuídas para esperar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava na Índia, voltar e entregar pessoalmente e Alexandre Garcia dizer que  “é preciso investigar porque não foi só a chuva”.

 

Mais cedo, Dino já havia se manifestado sobre os episódios. O ministro reforçou que fake news é crime. “Reitero que fake news é crime, não é ‘piada’ ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link