Diplomação de Lula marca reconciliação do Brasil com a democracia. Por George Marques

Atualizado em 12 de dezembro de 2022 às 19:35
Alckmin, Lula e Alexandre de Moraes durante cerimônia de diplomação da chapa vencedora no TSE. Reprodução

Por George Marques

A democracia brasileira foi reafirmada nesta segunda-feira (12), em Brasília, na diplomação de Lula e Alckmin encerrando o processo eleitoral deste ano. “Hoje é o dia da reconciliação do Brasil com a democracia. Não existe alternativa ao país se não dentro da ordem democrática”, comentou ao DCM o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) sobre a simbologia do ato no TSE.

Para o deputado federal José Guimarães (PT-CE) a diplomação de hoje consolida “um ato perfeito para o presidente Lula tomar posse em primeiro de janeiro e iniciar uma gestão em favor dos pobres”, afirmou.

Lula ficou visivelmente emocionado e chorou no início do discurso ao relembrar que não tem diploma de ensino superior. A palavra “democracia” deu a tônica na fala do petista, que repetiu ao menos 19 vezes durante a diplomação.

O discurso de Lula teve uma série de ataques velados ao candidato derrotado Jair Bolsonaro. O presidente eleito afirmou que “poucas vezes na história recente” do país a democracia esteve “tão ameaçada” e elogiou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela atuação durante a campanha.

Lula ainda afirmou que os “inimigos da democracia” questionaram o sistema eleitoral, ameaçaram instituições e “criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar a seus locais de votação”.

O dia 30 de outubro, domingo no qual foi realizado o segundo turno das eleições, foi marcado por diversos bloqueios feitos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em vários locais do país que acabaram atrasando e dificultando o acesso à zonas eleitorais.

O evento desta segunda contou com forte aparato de segurança, dentro e fora do TSE, exatamente pelo temor de que manifestantes bolsonaristas tentassem atrapalhar a diplomação.

Moraes defende justiça eleitoral

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes fez um duro discurso e afirmou que a Justiça Eleitoral combateu, durante as eleições, “ataques covardes aos seus membros e a todo o Judiciário”.

“A Justiça eleitoral se preparou para combater com eficácia, eficiência e celeridade os ataques antidemocráticos ao Estado de Direito. E os covardes ataques e violências pessoais aos seus membros e todo Poder Judiciário”, discursou o ministro.

Em um recado indireto a Bolsonaro e seus apoiadores, Moraes também afirmou que os responsáveis por “ataques antidemocráticos” serão “integralmente responsabilizados”.

“Essa diplomação atesta a vitória plena e incontestável da democracia e do estado de direito contra os ataques antidemocráticos, a desinformação e o discurso de ódio proferidos por diversos grupos organizados que, já identificados, garanto serão integralmente responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições”, finalizou.

Com a diplomação nesta segunda (12), Lula consegue mais um feito inédito na História do Brasil. Retirante nordestino, o ex-sindicalista chega ao terceiro mandato como presidente da República, algo jamais ocorrido no país.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link