Diplomatas americanos defendem sistema eleitoral brasileiro em reunião com Lula

Atualizado em 21 de setembro de 2022 às 22:42
O ex-presidente e candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta quarta-feira (21) com o chefe da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff.

No encontro, de acordo com a apuração da Folha de S.Paulo, o americano defendeu o sistema eleitoral brasileiro. Não é a primeira sinalização que a gestão Biden dá de apoio ao trabalho do TSE diante dos ataques bolsonaristas conta o órgão.

Em julho,  Washington já haviam emitido nota em dizendo que as eleições brasileiras são um modelo para o mundo e que o país confia nas instituições brasileiras.

Essa reunião estava sendo negociada há semanas. Além do candidato e do representante da embaixada, também participaram Celso Amorim, ex-chanceler , e Jacques Wagner.

Os estadunidenses tinham expectativa de ouvir de Lula sua opinião sobre temas como o clima, a Guerra da Ucrânia e o relacionamento pretendido com a China.

De acordo com as fontes ouvidas pela Folha, ficou claro que há espaço para o aprofundamento da cooperação bilateral em temas como a preservação do meio ambiente e o combate à pobreza na América Latina.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link