Direita se desagrega e isola Bolsonaro. Por Helena Chagas

Atualizado em 24 de fevereiro de 2023 às 6:57
Ex-presidente Jair Bolsonaro e deputada Carla Zambelli. (Foto: Reprodução)

Por Helena Chagas

A rusga entre a extremista Carla Zambelli e o ex-presidente Jair Bolsonaro não é a primeira nem será a última no campo da direita radical no pós-eleição, mas é o episódio que melhor simboliza hoje a desagregação daquilo que chamamos de bolsonarismo. O ex-chefe desconfia que a (ex) fiel deputada fez um acordo com o ministro Alexandre de Moraes, do STF, no processo em que foi flagrada armada perseguindo um jornalista e teve, além do porte cassado, as redes sociais suspensas. Semana passada, Zambelli voltou às redes e hoje, na Folha, reaparece com discurso supreendentemente brando em relação ao Supremo e crítico à ausência de Bolsonaro no país para liderar a oposição.

Com acordo ou sem acordo com Xandão, Zambelli faz o percurso de boa parte dos bolsonaristas nesse momento: busca um novo rumo no campo da direita, distanciando-se do ex-presidente — que, além de deixar um vácuo de liderança, muito provavelmente será politicamente esvaziado por uma inelegibilidade que o TSE parece perto de decretar. No caso da deputada, o movimento é espantoso por atingir o setor mais radical e troglodita da base política de Bolsonaro.

Se até esse pessoal começa a criticar o capitão, presume-se que  o “núcleo duro” do bolsonarismo pode estar ficando menor do que se previa. Quem sabe até abaixo dos 20% que supostamente estão com o ex-presidente em qualquer circunstância e acham normal a tentativa de golpe do 8/1, por exemplo. Em política, debandada é o que ocorre quando se reduz a expectativa de poder. Além da marcha rumo à  inelegibilidade, a fuga para os EUA não ajudou nada na coesão do grupo.

Mas a senha do isolamento dos extremistas da base do governo passado já havia sido dada por setores da direita que apoiaram Bolsonaro na eleição — estão nos 49% dos votos que ele recebeu — mas vêm se distanciando depois do 8/1. Nesse rol, estão governadores como Tarcísio de Freitas (SP) e Romeu Zema (MG) e uma penca de parlamentares que vão fazer um jogo próprio e tentar se destacar como líderes da direita, como o ex-vice-presidente e agora senador Hamilton Mourão (PL-RS) e o senador Rogério Marinho (PL-RN).

Esse pessoal, em sua maioria crítico do golpismo embora adversário de Lula, vai ocupar espaço e tentar se viabilizar como o que se denomina hoje de direita democrática — ou, no popular, a direita limpinha e cheirosa. É dela, muito provavelmente, que sairá o futuro adversário do lulismo na eleição de 2026. Se souber se articular, esse setor poderá atrair também a parte do centro mais próxima da direita, nomes como, por exemplo, o do governador Eduardo Leite (RS).

Muitas águas vão rolar até essa disputa, e a variável principal do quadro será o desempenho do governo Lula e suas chances de eleger o sucessor — ou até ele mesmo marchar para a reeleição. No momento, a desagregação do bolsonarismo e o isolamento de Bolsonaro e seus extremistas é bastante positiva para o governo. Não por acaso, o presidente da República tem feito questão de tratar de forma republicana governadores politicamente adversários. A imagem com Tarcísio de Freitas no socorro às vítimas da chuva no litoral paulista foi boa para ambos.

Originalmente publicado em Jornalistas pela Democracia

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link