Direita vence por pouco em Portugal; extrema direita cresce

Atualizado em 10 de março de 2024 às 23:00
Eleições em Portugal neste domingo; Foto: Reprodução

Com 98,98% das urnas apuradas em Portugal, a coligação de centro-direita Aliança Democrática lidera nas eleições legislativas deste domingo (10) por uma margem estreita em relação ao segundo colocado. Eles conquistaram 29,54% dos votos computados, enquanto o Partido Socialista alcançou 28,67%.

O Chega, partido de direita, fica logo atrás, com 18,03% dos votos até o momento, apresentando um crescimento significativo em relação ao último pleito de 2022. No entanto, os socialistas já reconheceram a derrota e líderes da coligação direitista já falam na formação de novo governo.

Dado que nenhum dos partidos garantiu a maioria absoluta dos votos (51%), as siglas agora devem iniciar negociações de alianças. Luis Montenegro, o líder da Aliança Democrática, disse que o partido vair agir de forma responsável. Ainda não está claro que a coligação vai fazer uma coalizão com a extrema direita, que aumentou muito no Parlamento.

Portugal opera sob um sistema parlamentarista, onde o primeiro-ministro é o principal líder do país. O líder do partido que obtiver a maioria absoluta nas eleições legislativas assume o cargo de premiê. Se nenhum partido alcançar a maioria dos votos, é necessário estabelecer alianças com siglas menores para formar um governo.

Eleitores portugueses foram às urnas neste domingo. Foto: Reprodução

De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Administração Interna do país, a participação nas urnas até às 16h (horário local) foi de 51,96%, representando um aumento de 6,3% em relação a 2022.

A projeção inicial aponta uma taxa de abstenção entre 40,5% e 46,5%, inferior às eleições legislativas de 2022, podendo ser o índice mais baixo desde 2009.

No total, serão eleitos 230 deputados, em uma campanha que teve o custo de 24 milhões de euros, com 18 partidos concorrendo, três a menos do que nas eleições de 2019 e 2022.

A eleição antecipada, quatro meses após a repentina renúncia do primeiro-ministro socialista António Costa em meio a uma investigação de corrupção, reacende a disputa entre os dois partidos centristas, o Partido Socialista (PS) e o Partido Social-Democrata (PSD) , que disputam o poder desde o fim da ditadura de António Salazar em 1974.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link