Diretor da CIA diz que China, e não Rússia, é a maior ameaça aos EUA

Atualizado em 17 de maio de 2022 às 9:05
Diretor da CIA diz que China, e não Rússia, é a maior ameaça aos EUA
Bandeira da China e dos Estados Unidos
Foto: Reprodução

O diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), William J. Burns, afirmou, no último dia 7, que o foco dos EUA deveria não ser a Rússia, mas a China. As declarações foram feitas no FT Weekend Festival, em Washington. Com o início da Guerra na Ucrânia em fevereiro deste ano, os países têm observado os passos do governo russo.

Segundo ele, a Rússia do presidente Vladmir Putin já é uma “potência em declínio”. “Putin demonstra de uma maneira muito perturbadora que potências em declínio podem ser tão disruptivas quanto potências em ascensão”, disse Burns.

Ele também falou sobre a China no atual cenário mundial e como ela tem observado o andamento da guerra nos territórios russos e ucranianos. “Claramente, a liderança chinesa está tentando analisar cuidadosamente quais lições deve aprender com a Ucrânia sobre suas próprias ambições e Taiwan”, disse também Burns ao Financial Times.

Burns acredita que o que incomoda o governo chinês é a aproximação entre países europeus e os EUA, com o inicio dos conflitos entre Rússia e Ucrânia. “Acredito que lhes chamou atenção a forma como a Otan se uniu para impor custos econômicos à Rússia como resultado desta agressão”, continuou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link