Diretora de escola nos EUA é demitida após mostrar o Davi de Michelangelo à classe

Atualizado em 26 de março de 2023 às 8:17
Davi, de Michelangelo: polêmica em torno da obra gerou demissão de educadora. Foto: Wikimedia

A diretora de uma escola na Flórida perdeu seu emprego por ensinar sobre arte renascentista a seus alunos.

Hope Carrasquilla, que trabalhava na Tallahassee Classical School havia pouco menos de um ano, demitiu-se após ser pressionada pelo presidente do conselho escolar, Barney Bishop.

Apesar do motivo não ter sido esclarecido, ela crê que o que causou sua saída foi o fato da estátua Davi, de Michelangelo, ter causado desconforto em membros da comunidade escolar.

A obra traz representações detalhadas do corpo humano, sendo também por isso considerada uma referência na arte.

Davi, a obra-prima de Michelangelo. Divulgação

De acordo com a educadora, o currículo anual da sexta série, que costuma abrigar crianças entre 11 e 12 anos, inclui a arte renascentista como uma dos tópicos a serem abordados ao longo do ano.

Três pais de alunos reclamaram sobre o desconforto de seus filhos ao serem expostos à nudez masculina da estátua. Dois deles pediram ainda que fossem avisados com antecedência quando tal tema fosse tratado e um terceiro, mais direto, disse que tratava-se de pornografia.

A educadora Hope Carrasquilla e o governador republicano Ron de Santis. Fotomontagem

O presidente do conselho escolar, em sua defesa, disse que “os direitos dos pais são supremos e isso significa proteger o interesse de todos eles – seja 1, 10, 20 ou 50”.

A história se dá no contexto do endurecimento das regras da Florida contra o ensino de educação sexual e identidade de gênero nas escolas do estado impostas pelo republicano Ron DeSantis, um dos conservadores mais radicais da  atual política americana.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link