Discretamente, Globo promove Jacqueline Brazil para vaga de jornalista demitida após licença médica

Atualizado em 16 de dezembro de 2018 às 9:14

Segundo o colunista Daniel Castro, a Globo decidiu promover a jornalista Jacqueline Brasil para o posto de apresentadora titular do mapa-tempo de seus telejornais matinais, o Hora 1 e o Bom Dia Brasil, além do Em Pauta, apresentado por José Roberto Burnier na GloboNews. Ela foi efetivada na vaga que pertencia a jornalista Izabella Camargo, demitida no fim de outubro após voltar de uma licença médica de dois meses e meio.

Jacqueline, que até então tinha o cargo de repórter, foi efetivada como apresentadora somente neste mês, embora já estivesse substituindo Izabella desde agosto. A Globo foi discreta na operação. Não houve nenhum comunicado interno. Nem os apresentadores dos telejornais envolvidos ficaram sabendo. Apenas seus editores-chefes.

A discrição, explica-se nos bastidores, teve o objetivo de não chamar ainda mais a atenção para a ruidosa demissão de Izabella Camargo. Ela se afastou dos telejornais matinais em agosto, com o diagnóstico de síndrome de burnout, desgaste emocional que danifica aspectos físicos e psíquicos da pessoa, reduzindo a naturalidade e a velocidade com que ela realiza suas tarefas.

A jornalista, que sofreu alguns “apagões no ar” e vinha pedindo à chefia para mudar de turno, mesmo que temporariamente, foi dispensada. “Estou sendo punida por ter ficado doente, com uma doença funcional, e os laudos provam isso. Foi um susto. Esperava qualquer coisa, menos ser demitida”, disse Izabella com exclusividade ao Notícias da TV logo após a demissão.

Já Jacqueline Brazil foi premiada por ser uma jornalista competitiva e workaholic. Ela agarrou a oportunidade de substituir Izabella. Até cancelou, a pedido dos chefes, as férias que tinha marcado para outubro.

Jacqueline divide opiniões na Globo. Alguns a defendem, porque ela corre atrás daquilo que quer sem passar por cima de ninguém. Outros a veem como carreirista. Ela coleciona inimizades por causa disso.

A jornalista começou a chamar a atenção há dois anos, quando virou primeira substituta de Gloria Vanique no Radar SP, quadro de trânsito do Bom Dia São Paulo, e de Izabella Camargo na apresentação da meteorologia no Hora 1 e Bom Dia Brasil.

Nessa movimentação, passou na frente de Tiago Scheuer, até então primeiro “stand by” do mapa-tempo matinal, e de Natalia Ariede, que assumia a coapresentação do Bom Dia nas eventuais ausências do titular Rodrigo Bocardi ou de Glória Vanique.

Há um ano, embora ainda fosse repórter, Jacqueline foi promovida para o rodízio de apresentadoras do tempo no Jornal Nacional aos sábados, na vaga de Maria Júlia Coutinho, destacada para a bancada do Jornal Hoje.

Durante a última Copa do Mundo, Jacqueline apresentou um quadro com a previsão do tempo e as condições para a prática do futebol no exato momento da disputa de partidas do Mundial da Rússia. Exibido no Bom Dia Brasil e no Jornal Hoje, o projeto, que ela sugeriu, foi um sucesso.

Para a vaga de substituto eventual de Jacqueline Brazil, a Globo está treinando um homem, o repórter Marcelo Poli. Ele tem feito vários pilotos.