Documentário sobre Lula, lawfare e Vaza Jato tem estreia marcada

Atualizado em 24 de maio de 2022 às 7:59
Cena do documentário “Amigo Secreto”, de Maria Augusta Ramos, com a jornalista Carla Jiménez, os advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Martins e, na tela, o ex-procurador Deltan Dallagnol – Divulgação

No dia 16 de junho estreia “Amigo Secreto”, novo documentário da premiada diretora Maria Augusta Ramos (que também dirigiu “O Processo”, filme sobre o golpe contra Dilma Rousseff), que acompanha alguns dos jornalistas que participaram do vazamento de mensagens de integrantes da operação Lava Jato, que se tornou uma série de reportagens do site Intercept Brasil conhecida como “Vaza Jato”.

Em junho de 2019, alguns meses após o início do governo Bolsonaro, o vazamento de mensagens trocadas entre integrantes da força-tarefa de Curitiba revelaria a perseguição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no maior escândalo judicial da história da república.

Jornalistas como Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil, aparecem no documentário, mostrando como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de justiça no Brasil, colocando em risco a democracia do país.

“Amigo Secreto” é uma coprodução realizada por Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers (Holanda), GebroedersBeetz Filmproduktion (Alemanha), coproduzido pela Vitrine Filmes – que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa-metragem no Brasil.

“Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de  mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia”, diz a sinopse.

Veja abaixo o teaser: