Domínios múltiplos: Como otimizar o seu site desde a URL

Atualizado em 11 de novembro de 2022 às 14:38

Não dá para imaginar uma boa estratégia de Marketing Digital sem uma boa presença online. Ter um site é o mínimo para que a sua empresa ou projeto, seja visto e conhecido pelas pessoas.

Da mesma forma, quando se fala em ter um site, o tema domínio vem à tona. Um domínio.com.br, ou até mesmo um domínio com outra extensão, vai ser a base de boa parte das suas estratégias na internet. Ele é o endereço do seu negócio na web.

Na maioria das situações, o domínio é o primeiro contato que um usuário tem com o seu site e com a sua empresa no vasto universo da web e da mídia

Ter e registrar um domínio é importante, mas e ter múltiplos domínios? Já parou para pensar como é essa estratégia? Para saber mais sobre esse assunto, preparamos um conteúdo para você. Confira os tópicos a seguir. 

Por que usar uma estratégia de domínios múltiplos 

De forma simples e objetiva, trabalhar com vários domínios é uma estratégia muito poderosa para ampliar a atuação de uma organização na web. 

Com isso, os vários domínios aumentam as chances dos usuários acessarem a um dos sites ou páginas de uma empresa, gerando mais tráfego e mais oportunidades. 

Os múltiplos domínios funcionam como “filiais” de um mesmo negócio, só que com nomes diferentes. Logo, é como se uma empresa criasse várias marcas para ampliar o seu poder de abrangência e de mercado. 

Domínios múltiplos – A importância das palavras-chaves

 

O domínio perfeito é aquele de fácil compreensão, que não confunde o usuário e pode ser lembrado e pronunciado sem dificuldades. Além disso, é um domínio coerente com o nome da sua empresa, marca ou setor. 

Outra característica do domínio ideal é o fato de que ele possui pouca ou nenhuma concorrência de outras empresas na sua área de atuação.

Encontrar e registrar o domínio adequado é o passo inicial para você consolidar a sua presença na internet, sendo facilmente encontrado pelo seu público.

Para fortalecer ainda mais essa estratégia, uma alternativa interessante é o uso dos domínios múltiplos. Caso seja utilizada de forma planejada e correta, ela é uma solução que pode render bons resultados.

Para não errar nessa estratégia, entra em cena um conceito que já é bastante difundido quando o assunto é presença digital. Estamos falando das técnicas de SEO, mais especificamente, do uso das chamadas palavras-chaves.

Para registrar outros domínios, além do principal, é fundamental optar por um domínio baseado nas palavras-chave que possuem relação com o seu projeto. 

Um exemplo disso pode ser o empreendedor que tem um site para divulgar a sua floricultura. O nome do site é www.flores.com.br. 

No mês dos dias namorados, esse empreendedor comprou o domínio www.florescomamor.com.br. Ele também possui um site que apresenta dicas para cuidar melhor das flores. Esse site é o www.planteflores.com.br. 

Repare que nos três exemplos citados é possível encontrar uma palavra-chave em comum: flores.

 

Como usar os domínios múltiplos

Com os domínios criados, resta saber onde utilizá-los. E uma das soluções pode ser usá-los como uma Landing Page, por exemplo.

Uma Landing Page, também conhecida como Página de Destino, é basicamente uma página simples na internet, que tem o intuito de fazer o usuário realizar uma única ação. Em geral, funciona como um site de página única e com conteúdo bem objetivo que leva o usuário a executar uma ação específica. 

Essa ação pode ser assinar uma newsletter, conhecer uma promoção, comprar um determinado produto ou serviço e também responder um questionário.

No nosso exemplo do site da floricultura, a Landing Page pode contar com um domínio que divulga uma promoção ou um evento especial baseado no dia dos namorados.

Para que o uso dos domínios múltiplos seja realmente eficiente e traga bons resultados, é fundamental que os domínios conduzam os usuários para sites diferentes do principal. 

Caso isso não ocorra, o Google irá entender que eles possuem o mesmo conteúdo e, a partir daí, banir os sites do mecanismo de busca por motivos de cópia ou plágio. 

 

Otimização da URL | Entenda a importância desse detalhe

A URL exerce uma função importante no uso dos domínios múltiplos, visto que ela pode atuar como o endereço de acesso a um site, documento ou imagem na internet.

A URL é a sigla em inglês para o termo Uniform Resource Locator. Em português ela quer dizer Localizador Padrão de Recursos.

Se o domínio é importante, a URL também, pois ela possui em sua estrutura mais básica o domínio propriamente dito e a TLD, que consiste na extensão de domínio. 

A URL também conta com o schema, um elemento que mostra ao usuário qual o protocolo o site utiliza, que normalmente pode ser o HTTP ou o HTTPS.

A configuração adequada da sua URL diz muito para o usuário sobre a qualidade do seu site. Por isso, vale ficar atento para algumas dicas básicas a seguir. 

HTTPS

Hoje em dia o protocolo HTTPS é sinônimo de site de qualidade e seguro. Por causa disso, usá-lo na sua URL é essencial.

O HTTPS indica que o seu site conta com o certificado SSL. Esse certificado garante que o seu site é seguro, sendo fundamental se você tem, por exemplo, um e-commerce.

Simplicidade

Evite a utilização de URLs excessivamente longas, pois elas dificultam a memorização. Lembre-se que uma boa URL consegue dizer muito mesmo apresentando poucas informações.

Lembre-se também que o objetivo é proporcionar, desde a URL, uma excelente experiência de usuário. Portanto, não se esqueça de que, na dúvida, escolha as alternativas mais simples.

Números

Use números apenas se for realmente necessário, pois eles geralmente podem confundir os usuários e podem deixar a URL mais longa. Além disso, evite também caracteres diferenciados, pois eles também podem tornar o seu endereço mais confuso.

Use palavras-chaves

Nesse caso você não deve evitar. Embora não existam comprovações concretas sobre o uso de palavras-chaves nos nomes de domínio, essa prática pode ser positiva do ponto de vista de reconhecimento e assimilação de uma marca. 

Sendo assim, a palavra-chave pode ser um recurso importante quando o assunto é trabalhar as técnicas de SEO a partir já da sua URL, a tornando ainda mais amigável para os mecanismos de busca.

Com isso, você já destaca o seu site e ajuda a mostrar para o usuário qual é o seu segmento de atuação. 

 

Conclusão 

O uso dos domínios múltiplos é uma alternativa viável e vantajosa para auxiliar a melhorar a presença online do seu projeto.

Aliada com a otimização adequada da URL, a utilização dos domínios múltiplos pode trazer mais alternativas para o seu negócio ser mais visto na internet.

No entanto, é sempre bom ficar atento para não errar nessa estratégia. Utilizando para isso apenas os recursos necessários, como, por exemplo, as palavras-chaves e o protocolo.

Lembre-se, o domínio é o seu endereço na internet. É ele que vai apresentar o seu site para o seu público. Por essa razão, ele merece toda a atenção.