Dos 3350 militares mais bem pagos das Forças Armadas, apenas 1% está na ativa

Atualizado em 6 de agosto de 2023 às 6:27

Apenas 35 militares da ativa ocupam atualmente o patamar salarial máximo dos oficiais-generais das Forças Armadas, representando 0,01% dos combatentes do país. São 17 generais do Exército, nove almirantes de esquadra (Marinha) e nove tenentes-brigadeiro do ar (Aeronáutica). Esse grupo de elite da carreira recebe uma remuneração média mensal de R$ 32.881,73, a maior entre as corporações.

Apesar de ser um cargo extremamente exclusivo, o número de pensionistas recebendo pelas mesmas patentes é de 3.350. São 578 pensionistas de almirantes de esquadra, 561 de tenentes-brigadeiro do ar e 2.211 de generais do Exército. O Ministério da Defesa indicou que apenas os comandos das Forças Armadas possuem informações sobre os valores gastos no pagamento dessas pensões, e a Força Aérea Brasileira (FAB) recomenda consultar os dados no Portal da Transparência, onde os custos não estão consolidados.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, participa de cerimônia em homenagem ao Dia do Soldado, no quartel general do Exército, em Brasília. Bolsonaro não discursou. Sérgio Lima/Poder360 25.ago.2022

O Metrópoles obteve acesso ao quantitativo físico de pessoal da Aeronáutica em abril, revelando que 334 militares de topo de carreira geraram pensões para 558 beneficiários. Considerando a remuneração média atual, isso representaria R$ 10.982.497,82 pagos aos pensionistas somente naquele mês.

Os valores pagos pelo Exército e pela Marinha não foram fornecidos até a última atualização do texto. Há ainda postos superiores de marechal (Exército), almirante (Marinha) e marechal-do-ar (Aeronáutica), previstos no estatuto dos militares, mas não ocupados atualmente, funcionando como uma designação de honra em tempo de guerra.

O Portal da Transparência lista esses postos para diversos combatentes brasileiros, incluindo ex-ministros e o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, acusado de crimes de tortura e assassinato durante a Ditadura Militar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link