Douglas Garcia é uma ameaça ao estado democrático de direito e agora terá de responder a mais um BO

Atualizado em 5 de junho de 2020 às 7:24

Um dos organizadores do ato pró-democracia na avenida Paulista, o estudante de História Danilo Araújo, conhecido como Danilo Pássaro, denunciou na noite desta quinta-feira o deputado estadual Douglas Garcia, de São Paulo, por montar e divulgar dossiê com seus dados pessoais e de centenas de outros antifascistas, apontados como se fossem alvos.

“A tentativa de intimidação por parte do deputado chorão, Douglas Garcia, não passará impune. Estou agora na Delegacia registrando um B.O contra aqueles que vazam dados e atentam contra a Democracia”, escreveu na rede social.

Membro da Gaviões da Fiel, Danilo já ajudou a promover dois atos na Paulista, em que foi aberta a faixa “Somos democracia”. Desde a primeira entrevista que deu ao DCM, há oito dias, sempre destacou o caráter pacífico das manifestações, e o objetivo tão-somente de ocupar o espaço nas ruas contra manifestantes de extrema direita que ameaçam o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e defendem a ditadura (intervenção militar com Jair Bolsonaro).

“Não queremos confronto, mas mostrar que os brasileiros não concordam com a ameaça de ditadura no país. Somos democracia”, disse ele.

O dossiê divulgado pelo deputado Douglas Garcia tem 999 páginas e circula na internet. Tem nomes, endereços e até telefones de brasileiros, além de fotos de rede social.

Apresenta nomes não só de moradores de São Paulo. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, o caso também pode parar na delegacia.

Em razão do registro na lista de oito nomes de moradores de Campo Grande, capital do Estado, o site MS Notícias questionou o Ministério Público do Estado sobre a ameaça incentivada pelo parlamentar paulista. Aguarda resposta.

A reportagem falou também com duas moradoras de Campo Grande que estão no documento. Ambas disseram que tinham sido avisadas por amigos de que estavam na lista, mas que não sabiam como recorrer às autoridades.

Segundo a criminalista e mestre em Direito Processual Penal Márcia Aleixo, a pessoas que se sentirem ameaçadas devem procurar uma delegacia, e registrar um Boletim de Ocorrência, como fez Danilo Pássaro em São Paulo.

A denúncia na polícia não exclui a possibilidade de uma ação indenizatória contra o deputado por danos morais.

Garcia é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por uso de instalações e equipamentos públicos, no gabinete do parlamentar, para a propagação de fake news.

A apuração teve início após uma representação feita ao MP pelo deputado federal Junior Bozzella (PSL-SP), que alega ter sido vítima de ofensas em postagens na internet que teriam partido de computadores localizados no gabinete de Douglas Garcia na Assembleia Legislativa.

Garcia também é investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito sobre a propagação de fake news, e teve computadores do gabinete apreendidos pela Polícia Federal na semana passada.

Foi citado na CPI das Fake News por ser um dos operadores do chamado gabinete do ódio.

.x.x.x.

Veja o vídeo em que Douglas Garcia confessa o crime, ao dizer que montou o dossiê: