
O médico Drauzio Varella participou, neste sábado (24), da transmissão de 24 horas organizada pelo deputado federal André Janones (Rede-MG) em apoio à reeleição do presidente Lula (PT). Durante a conversa, o médico afirmou que estava se posicionando eleitoralmente pela primeira vez e fez duras críticas à gestão da saúde no governo de Jair Bolsonaro e às propostas do senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência.
“Eu nunca declarei meu voto até hoje. É a primeira vez que eu estou fazendo isso”, afirmou Drauzio. O médico explicou que passou a vida dedicado ao atendimento de pacientes, ao ensino da medicina e à divulgação de informações sobre saúde, procurando manter essas atividades afastadas das disputas partidárias.
Drauzio justificou a mudança de postura citando as declarações de Flávio de que pretende governar de maneira semelhante ao pai. “Se isso acontecer, para a saúde vai ser uma tragédia”, disse. Ele relembrou as cerca de 700 mil mortes registradas durante a pandemia de Covid-19 no Brasil e responsabilizou a condução da crise sanitária pelo governo Bolsonaro por parte das perdas.
O médico mencionou a falta de oxigênio em Manaus e criticou o envio de cloroquina à cidade durante o colapso hospitalar. Também condenou o movimento antivacina, que, segundo ele, ganhou espaço no Ministério da Saúde durante a gestão anterior. Drauzio afirmou que a disseminação da desconfiança sobre imunizantes comprometeu décadas de trabalho de conscientização da população brasileira.
Outro alvo das críticas foi a promessa de Flávio Bolsonaro de oferecer aos brasileiros um padrão de atendimento semelhante ao do Hospital Israelita Albert Einstein. Drauzio classificou a proposta como irrealista e afirmou que nem países ricos conseguem garantir esse nível de estrutura hospitalar a toda a população. Ele destacou que aproximadamente 150 milhões de brasileiros dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e apontou o subfinanciamento como um dos principais problemas da rede pública.
Ao defender o fortalecimento do SUS, Drauzio ressaltou a importância da atenção básica, dos agentes comunitários e do tratamento contínuo de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Segundo ele, o envelhecimento da população torna ainda mais necessária uma política pública de saúde capaz de garantir acompanhamento permanente aos pacientes.
Janones agradeceu a participação e destacou o caráter inédito da manifestação eleitoral do médico. Durante a conversa, o deputado afirmou que a transmissão reunia mais de 500 mil espectadores simultâneos e acumulava quase 10 milhões de acessos desde seu início.
A transmissão, batizada de “Live da Virada”, começou após o debate presidencial da TV Globo, na sexta-feira (23), e reuniu políticos, artistas e influenciadores. A iniciativa foi organizada como parte da mobilização digital da campanha de Lula para o segundo turno deste domingo (25).