
Duas regiões do Brasil devem registrar chuvas intensas até a próxima segunda (7), de acordo com alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com precipitações que podem ultrapassar 60mm. O fenômeno irá afetar áreas com alta de calor e alta umidade.
Segundo o Inmet, as duas regiões que devem sofrer com as chuvas intensas são Norte e Sul. O noroeste do Amazonas, Roraima e Pará devem ter pancadas ao longo da semana, enquanto Tocantins tem uma chance de precipitação pequena.
No Sul, que começou a semana com tempestades, os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem sofrer ainda mais com o fenômeno. A passagem de um sistema frontal, região atmosférica onde o encontro e a interação de duas massas de ar ocorre, deve expandir a área atingida pela chuva.
O alerta do Inmet prevê chuvas que variam de 30 a 60mm por hora ou 50 a 100mm ao dia, além de ventos intensos entre 50 e 100km por hora e possibilidade de granizo. O instituto ainda menciona o risco de problemas de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, a previsão é da manutenção do tempo quente e seco. O Noroeste do Mato Grosso e o sul do Mato Grosso do Sul são exceções: as duas áreas podem sofrer com pancadas de chuva isoladas.
Em São Paulo, no leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo há previsão de chuvas isoladas entre quinta (3) e sexta (4).
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line