![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2022/09/foto_lula.jpg)
O presidente Jair Bolsonaro disse, em uma de suas primeiras participações no debate da Globo, que Lula defendeu que ladrões roubam celulares para “tomar uma cervejinha”.
A declaração, contudo, não é verdadeira. O vídeo que viralizou sobre o tema é uma montagem de uma entrevista de Lula a uma rádio universitária em Pernambuco, em 2017. A entrevista original foi transmitida ao vivo pelo Facebook de Lula em 25 de agosto de 2017.
O que realmente foi dito por Lula sobre a violência é que ele atribui a criminialidade ao nível de pobreza:
“É uma coisa que está intimamente ligada. Ou seja, o cidadão teve acesso a um bem material, a uma casinha, a um emprego, e de repente o cara perde tudo. Então, vira uma indústria de roubar celular. Para que ele rouba celular? Para vender, para ganhar um dinheirinho. Eu penso que essa violência que está em Pernambuco é causada pela desesperança.”
Após isso, o ex-presidente, ao falar sobre ódio, Lula faz uma comparação com times de futebol.
“É preciso distensionar para a sociedade perceber que a torcida do Santa Cruz e do Sport não são inimigas. São adversárias durante o jogo, depois vão para o bar tomar cerveja juntos. E ainda deixam o pessoal do Náutico batendo palma do lado.”
Veja o vídeo na matéria original do Migalhas.