E se você pudesse “remixar a sua rua”?

Atualizado em 22 de outubro de 2013 às 23:24

streetmix

Embora a maioria das pessoas não seja formada em engenharia, nada impede que elas tenham boas ideias para as nossas cidades, afinal são elas que usam as ruas, os parques, as avenidas.

Um site chamado Streetmix pode ser o ponto de partida para novas ferramenta que permitem que as pessoas mostrem aos governantes como elas esperam que fique suas cidades. O site contém uma plataforma fácil para que o usuário dê seus pitacos arquitetônicos.

Tudo começa com uma representação de uma rua, com cara de cartoon. Os usuários, então, podem mexer como quiserem nela: aumentar, diminuir, ciclovias, faixa de pedestres, calçadas, pontos de ônibus.

É uma ferramenta rudimentar, mas pode inspirar novos sites ou mesmo pequenos reparos. Você pode criar a rua dos seus sonhos, ou usar a medida exata da rua onde mora.

Segundo seus criadores, já há usuários do Streetmix fazendo propostas a governos e prefeituras. A ciclovia da Kansas City, nos EUA, teria sido criada com ajuda dessa plataforma. O New Zealand’s Transport Blog é um blog de transporte da Nova Zelândia que também, segundo os criadores do Streetmix, usa sua ferramenta para expor propostas de melhorias para as ruas de Auckland.

Não se sabe ainda se há alguém usando o site com objetivo mais sérios no Brasil, ou se estão apenas brincando por enquanto. Mas o fato é que em algum momento, essa ou outra plataforma ainda inspirarão muitas mudanças nas nossas cidades.