EBC assina acordo de cooperação com empresas cubanas de comunicação pública

Atualizado em 6 de março de 2024 às 10:38
O diretor-presidente da EBC, Jean Lima, o ministro da Secom, Paulo Pimenta, e o embaixador da República de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos. Foto: Lucas Leffa/Secom/PR

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) assinou nesta segunda-feira (4) dois acordos de cooperação com a mídia pública cubana para fortalecer o intercâmbio e produção de conteúdo entre os dois países. As parcerias foram firmadas com a Agência Cubana de Notícias (ACN) e o Instituto de Informação e Comunicação Social (ICS) da República de Cuba.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e, na ocasião da celebração do acordo, estavam presentes, entre outros, o ministro da Secom, Paulo Pimenta; o secretário-executivo da Secom, Ricardo Zamora; o diretor-presidente da EBC, Jean Lima; e o embaixador da República de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos.

Para o ministro da Secom, Paulo Pimenta, a parceria incrementa a distribuição do conteúdo público produzido por ambos países e oferece à população a oportunidade de construir uma narrativa a partir de outros princípios, que não a do interesse privado, e, assim, conhecer outras visões e formar uma opinião própria.

Ministro da Secom, Paulo Pimenta. Foto: Divulgação

O embaixador Adolfo Castellanos também se alegra com a parceria e valoriza a possibilidade de apresentar para ambos os públicos “materiais sobre nós e feitos por nós mesmos, e não por terceiros”, define.

A parceria é a 11ª assinada pela EBC com órgãos de comunicação pública estrangeiros. As partes envolvidas se comprometem a desenvolver projetos de interesse comum, no âmbito da ação específica de cada uma delas, partilhando estudos e informação nas suas várias áreas de atividades finalísticas.

As empresas também pretendem promover o intercâmbio dos seus profissionais e a organização de ações de formação, seminários e conferências destinados a aumentar qualitativamente o conhecimento das respectivas realidades nacionais. O acordo de cooperação tem validade de cinco anos.

Originalmente publicado no site do Governo
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link