
Nesta segunda (8), é possível ver um eclipse solar no México, Estados Unidos e Canadá. O fenômeno, que ocorre quando a Lua encobre o Sol, deve se estender por uma área ocupada por cerca de 31,6 milhões de pessoas, segundo a Nasa, agência do governo dos EUA, e começou por volta das 15h na América do Norte.
O eclipse pode ser observado primeiramente no México, avançando para os EUA e chegando ao fim no Canadá. Inicialmente, o fenômeno é somente parcial e deve durar entre 70 e 80 minutos, de acordo com a agência especial americana.
O tempo em que é possível observar o fenômeno na totalidade é mais curto, no entanto, durando por pouco mais de quatro minutos em alguns lugares e caindo para cerca de um ou dois minutos em outros. Nesse período, o dia vai escurecer e a temperatura cairá.
Em quase todos os períodos do fenômeno é necessário usar algum tipo de equipamento de proteção para os olhos e um filtro especial para câmeras ou binóculos. A exceção é quando a luz da atmosfera do Sol contorna a Lua.
O próximo eclipse solar total ocorre no dia 12 de agosto de 2026 e será visto somente em partes da Groenlândia, Islândia, Portugal e Espanha. No Brasil, o fenômeno só poderá ser observado em 12 de outubro de 2045, quando as regiões Norte e Nordeste terão visibilidade total.
Veja fotos do eclipse solar desta segunda:



