O presidente Lula afirmou que o crescimento da economia brasileira vai ultrapassar 3,5% neste ano, número maior do que as projeções recentes do mercado e do próprio governo. A declaração foi dada durante cerimônia no Palácio do Planalto para o lançamento da Lei Geral do Turismo, nesta quarta (18).
“Outra vez este ano o tal do mercado começou a falar: ‘Ah, a economia não vai crescer, porque as coisas estão ruins, porque está tudo errado’. A economia vai crescer, presta atenção no que vou falar, acima de 3%, vamos chegar acima de 3,5%”, disse o petista.
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda atualizou sua projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) do país de 2,5% para 3,2% na semana passada. O ministro Fernando Haddad também afirmou recentemente que a expectativa é que a taxa seja acima de 3% neste ano.
Na última segunda (16), o Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central com a projeção para os principais indicadores econômicos, revisou a taxa de crescimento de 2,68% para 2,96% para 2024.
O PIB brasileiro teve um crescimento de 1,4% no segundo trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa foi superior ao que foi projetado pelo mercado, que previa um aumento de 0,9%.
A projeção do mercado para 2025 é de um crescimento de 1,9%, segundo o Boletim Focus divulgado na última segunda.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line