Economista do BNDES mostra como “dobradinha autoritária” da Folha para “atacar Lula” puniu inocentes

Atualizado em 8 de maio de 2022 às 9:23
BNDES
Marcelo Miterhof, economista do BNDES

Neste sábado (7), Marcelo Miterhof, economista do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), falou no Twitter sobre vítimas colaterais da Folha de S.Paulo em sua sanha de “atacar Lula e o PT”.

Em 2016, o Ministério Público Federal abriu uma ação contra colegas dele com base em matéria do jornal. Segundo Miterhof, foi “uma velha dobradinha autoritária que serviu pra punir inocentes em nome de uma guerra política. Foram seis anos e meio de ansiedade, além de bens bloqueados etc”.

Na reportagem, constava o seguinte: “o BNDES contornou uma norma interna que o proíbe de conceder empréstimos a empresas cuja falência tenha sido requerida na Justiça e concedeu crédito de R$ 101,5 milhões ao pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que se tornou um dos alvos da Operação Lava Jato”.

“A matéria que gerou essa ação foi uma capa de domingo. É daquelas em que o ‘outro lado’ a desmente cabalmente. Por isso o título já foi capcioso: ‘dribla norma’. O truque é velho: não houve descumprimento, mas a Folha de S.Paulo insistiu em lançar a suspeita”, acrescentou.

E continuou: “A simples existência de um pedido de falência não basta para travar uma operação bancária. É preciso avaliar jurídica e financeiramente o risco para o crédito. Para checar isso bastaria consultar qualquer pessoa que entenda minimamente do cotidiano de um banco”.

“Além disso, a operação era indireta. O risco de crédito e sua avaliação financeira e jurídica cabem aos bancos repassadores. Não havia como o bndes interferir. A matéria não deveria ter sido publicada. Me empenhei pra mostrar isso. O jornal ao cabo aceitou a argumentação”, prosseguiu.

“Mas o processo foi lento. Bumlai acabou sendo preso. E aí a Folha de S.Paulo não quis dar o ‘erramos’. Ofereceu um artigo, cujo título mais apropriado seria: ‘A Folha manipulou’. Claro, um artigo não tem o mesmo peso da admissão do erro pelo jornal”, destacou.

No fim, ele indicou o artigo do Luciano Coutinho intitulado “A Folha Errou”: “Tava tudo explicado. A Folha de S.Paulo preferiu jogar profissionais dignos aos leões. Mario Carvalho e os editores do jornal dormem bem ao saber que ferraram várias pessoas por mais de seis anos?”.

Confira o tuíte:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link