Economista próximo de Lula diz que não há preocupação em “agradar a Faria Lima”

Atualizado em 6 de fevereiro de 2022 às 15:38
A imagem de Guilherme Mello e Lula
Guilherme Mello e Lula. Foto: Sérgio Silva/Fundação Perseu Abramo/AFP

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não apontou um nome que dará o tom da política econômica a ser desenvolvida em um eventual governo. Ainda. Mas existe um grupo com cerca de 90 pessoas para auxiliar no desenho de uma proposta que ainda deve passar por negociações com partidos da aliança em torno da candidatura do ex-presidente ao Planalto. E um deles fala sobre a Faria Lima, diz o portal Metrópoles.

LEIA MAIS:

1 – Essencial do DCM: Guido Mantega fala do projeto de Lula para a economia
2 – Mantega diz que em 2022 poderá “enterrar” o bolsonarismo com retomada econômica
3 – Moro tenta ironizar Mantega e faz postagem idiota

Economista próximo de Lula

Grupo coordenado por Guilherme Mello, que já comandou a campanha do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad à Presidência da República em 2018, esse grupo conta com a participação de ex-ministros, tanto do ex-presidente como da ex-presidente Dilma Rousseff.

Mello ressaltou ao portal o quanto a ideia do teto de gastos é ultrapassada, em sua visão, no sentido de garantir um equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico e social para o país.

Nesse contexto, dificilmente Lula repetirá o movimento de “acalmar o marcado” com uma reedição da Carta ao Povo Brasileiro, editada em 2002, em plena campanha, que o levou ao poder, com apoio da elite financeira do país.

“A nossa preocupação não é agradar ou desagradar o mercado financeiro. Não falo pelo Lula, mas estou pensando no debate dos economistas do partido e ligados à Fundação Perseu Abramo“, afirmou Mello, referindo-se ao espaço de formulação do PT, que abriga o núcleo.

“Nossa preocupação é construir propostas alternativas que possam ser úteis e importantes para um novo modelo de desenvolvimento e que dialogue com o que há de melhor e mais atual sendo discutido no mundo, que dialoguem com as necessidades do Brasil, com a realidade do país, onde o povo está passando fome. A gente não está preocupado com uma proposta que agrade ou desagrade a Faria Lima”, destacou ao Metrópoles, com a denominação usualmente destinada às grandes instituições financeiras.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link