Economistas preveem Selic abaixo dos 12% até o fim do ano

Atualizado em 4 de agosto de 2023 às 6:50
Cédulas de Real (moeda brasileira). (Foto: Reprodução)

Na última quarta-feira (2), o Banco Central (Bacen) deu início a um ciclo de cortes na Selic, a táxa básica de juros do país, que caiu para 13,25%. O corte surpreendeu especialistas e já há quem preveja um ritmo mais forte de redução, para menos de 12% ainda até o final de 2022.

Para o chefe do Centro de Estudos Monetários do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), José Júlio Senna, o Copom (Comitê de Política Monetária do Bacen) está indo na direção correta ao sinalizar que promoverá novos cortes de 0,5 ponto percentual nas “próximas reuniões” a respeito da taxa.

O especialista explicou que, para ele, baixar a Selic não combinaria com um ambiente de grande incerteza econômica como o atual, marcado por inflação alta em vários países, mas o corte se justifica como forma de conter uma eventual euforia dos investidores, afim de “controlar” o mercado em outro aspecto.

“Todo ingresso em ciclo de baixa de juros costuma gerar uma certa euforia. O juro para baixo traz um monte de alegria, facilita aplicações em ações, representa alta de preços nos títulos (de dívida), com perspectivas de ganhos muito grandes. Os participantes de mercado ficam com olho gordo em trajetória de queda de juros”, disse.

José Júlio Senna. (Foto: Reprodução)

Senna ainda chamou atenção para o fato de que, na sinalização de novos cortes de 0,5 ponto, o Copom decidiu de forma unânime, enquanto na decisão sobre começar a redução da Selic com 0,25 ou 0,50 ponto os diretores do BC se dividiram.

“Evitar euforia é bom porque, com a euforia, os juros de mercado acabam caindo muito, e isso não é o que interessa para quem está combatendo a inflação”, disse.

Outros economistas e analistas de mercado também avaliaram como correta a possibilidade do Bacen em acelerar o tamanho dos cortes da Selic. O economista-chefe do Citi no Brasil, Leonardo Porto, à Bloomberg, disse que espera que a instituição acelere o ritmo de queda nos juros e, eventualmente, leve a Selic a um patamar abaixo do que foi projetado pelo mercado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link