Editor da Wikipédia que promove Ciro é acusado por colegas de ameaçá-los

Atuação desonesta de Rodrigo Padula é um escárnio e compromete a credibilidade da Wikipédia, onde qualquer um escreve qualquer coisa

Atualizado em 29 de abril de 2022 às 14:24
Rodrigo Padula, editor da Wikipédia que quis apagar o DCM
Rodrigo Padula, editor da Wikipédia que quis apagar o DCM. Foto: Wikimedia Commons

No dia 20 de abril, o DCM denunciou que Rodrigo Padula (39), editor da Wikipédia que persegue sites progressistas na enciclopédia virtual, é defensor da produtora bolsonarista Brasil Paralelo.

Um email mostra que o editor, militante declarado de Ciro Gomes, promove a produtora bolsonarista de fake news, negacionismo e teorias conspiratórias de extrema direita. Rodrigo Padula escreveu o seguinte no email:

Olá, vou esclarecer algumas questões aqui pois o artigo da Brasil Paralelo está muito visado e já foi comunicado pela empresa ali o interesse em processar wikipedistas.

Desde quando o assunto ganhou a mídia eu venho tentando contribuir pela imparcialidade deste conteúdo, pois a rotulagem excessiva vem gerando riscos jurídicos para nós e para os editores que estão ali a rotular a empresa.

A Brasil Paralelo já obteve diversos êxitos judiciais pelo mesmo motivo inclusive com direito de resposta junto ao jornal O Globo. Eu sinceramente concordo que a empresa possui diversos conteúdos descabidos e revisionaistas, mas negacionistas do clima e da ditadura são informações extrapoladas e facilmente refutadas de acordo com várias publicações da própria empresa conforme expliquei ali.

Enquanto a Jovem Pan sim é uma empresa totalmente negacionista e propagadora de fake news. Nenhum dos editores envolvidos nos embates da BP [Brasil Paralelo] estão lá.

Desculpe-me pelo email, é que como esses assuntos estão evoluindo para disputas judiciais, prefiro usar a cautela a me posicionar em certos sentidos. Atenciosamente. Rodrigo Padula.

Colegas de Rodrigo Padula falam em ameaças

Rodrigo Padula
Rodrigo Padula, editor da Wikipédia que tentou eliminar verbete do DCM

Padula usa da plataforma para atacar veículos dos quais discorda politicamente e procurar sua extinção virtual. Fere o “princípio da neutralidade”, segundo o qual “motores de busca não devem ter nenhuma política editorial a não ser a que seus resultados devem ser completos, imparciais e baseados somente na relevância” e o de “imparcialidade”.

O DCM entrou em contato com diferentes editores e colaboradores da Wikipédia, que nos contaram suas impressões sobre a atuação de Rodrigo Padula.

“Na época eu não me toquei. A mensagem quase parece uma ameaça, vendo o que sabemos dele agora”, disse um deles.

Outro comentou o seguinte: “Em outros artigos, ele tem conhecimento suficiente de como funciona a Wikipédia para passar batido das revisões mais básicas e persegue quem se opõe a ele de forma a criar medo em outros editores. Acaba que só as edições muito descabidas dele são retiradas”, detalha.

“No artigo do Brasil Paralelo, o principal fator são as ameaças de processo que fazem com que os editores tenham medo em editar. O Rodrigo mandava emails para editores da Wikipédia falando sobre a possibilidade da Brasil Paralelo processá-los. Isso intimidou alguns”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link