Eduardo Bolsonaro agradece Trump por tarifa que prejudica o Brasil

Atualizado em 10 de julho de 2025 às 6:22
Donald Trump e Eduardo Bolsonaro durante encontro nos Estados Unidos, em 2019. Foto: Divulgação/Casa Branca

Mesmo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou mensagem de agradecimento ao norte-americano.

A postagem, feita na rede Truth Social,usada por Trump para se comunicar com apoiadores, elogia diretamente o aliado republicano e reforça ataques ao sistema democrático brasileiro.

“Obrigado, presidente Donald J. Trump”, escreveu Eduardo, ao afirmar que o Brasil “não pode se tornar outra Venezuela, Cuba ou Nicarágua”.

A manifestação ocorreu logo após o tarifaço ser revelado com justificativa política em defesa de Jair Bolsonaro e em ataque ao STF, classificado por Trump como símbolo de “perseguição”. A publicação foi lida por aliados como confirmação de que o deputado atuou nos bastidores da medida, o que vinha sendo negado por setores bolsonaristas.

Além da mensagem, Eduardo ainda afirmou dias antes que novas medidas viriam dos EUA contra o Brasil, em tom premonitório.

O gesto foi criticado por integrantes do governo, que consideram a postura da família Bolsonaro como cúmplice da intervenção estrangeira em assuntos internos do país. O presidente Lula afirmou que o Brasil responderá com base na Lei de Reciprocidade e que o país não aceitará ser tutelado por qualquer nação.