Eduardo Bolsonaro e Luciano Hang são condenados a apagar posts machistas do Twitter

Atualizado em 16 de dezembro de 2022 às 18:12
Eduardo Bolsonaro e Luciano Hang
Foto: Reprodução

A Justiça de São Paulo determinou que duas publicações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, sejam excluídas pelo Twitter. Os posts contam com um vídeo que associa a cratera nas obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo à contratação de funcionárias mulheres.

Segundo a juíza Luciana Biagio Laquimia, da 17ª Vara Cível, o motivo para a decisão é a natureza de “estéril manifestação sexista, machista e misógina” da montagem compartilhada por ambos.

Na época do acidente, que ocorreu em fevereiro de 2022, Eduardo e Hang publicaram uma montagem em vídeo que misturava um conteúdo institucional da construtora Acciona, de programas de incentivo à contratação de mulheres em obras da empresa, com filmagens da cratera na Marginal Tietê.

“‘Procuro sempre contratar mulheres’, mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro? Quando a meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor”, escreveu Eduardo Bolsonaro. Logo depois, Luciano Hang compartilhou o post.

Após as falas machistas, as mulheres que aparecem no vídeo da Acciona entraram com ação na Justiça contra Eduardo e Hang.

De acordo com a juíza, as duas figuras públicas postaram vídeos em que “sumariamente julgaram e condenaram as autoras pela responsabilidade do acidente nas obras do Metropolitano”.

“Em até 140 caracteres: o post consiste em estéril manifestação sexista, machista e misógina, juridicamente violadora de direitos das autoras”, destacou. Nesta sexta-feira (16), os posts já estavam fora do ar.

Em nota, Hang afirmou que “não faz parte do processo que, na realidade, é contra o Twitter”, já que o pedido feito pelas funcionárias era apenas para que o post fosse excluído.

“Desta forma, a defesa do empresário compareceu no processo para informar que a publicação já havia sido retirada. Sendo assim, Hang foi excluído do processo. A decisão de abril já reconhecia a exclusão da postagem do empresário da rede social”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link