Eduardo Bolsonaro é sócio de empresário apoiador do golpe em empresa nos EUA

Atualizado em 26 de maio de 2023 às 6:01
Eduardo Bolsonaro e seu sócio nos EUA, Paulo Generoso. Imagem: Reprodução/Facebook

Durante o período em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) residiu nos Estados Unidos, seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), estabeleceu uma empresa no estado do Texas em parceria com outros brasileiros envolvidos na disseminação de notícias falsas no Brasil e apoiadores dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Com informações de Juliana dal Piva, do UOL.

O parlamentar fundou a Braz Global Holding LLC em 18 de março deste ano, juntamente com o influenciador Paulo Generoso, um bolsonarista que revelou-se bem informado dos bastidores da tentativa frustrada de golpe no fim do governo que defendia, e com André Porciúncula, ex-secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura durante o governo Bolsonaro. Generoso registrou a empresa em seu endereço residencial em Arlington, no Texas.

O mesmo endereço da Braz Global foi utilizado para registrar um instituto e uma incorporadora, também dirigidos por Generoso e Porciúncula. No entanto, o nome de Eduardo não consta nessas outras duas empresas.

Paulo Generoso ao lado de Luciano Hang e de Olavo de Carvalho. Reprodução : Faceboo

Procurado para falar sobre a empresa, o deputado Eduardo Bolsonaro questionou as intenções dos jornalistas com a reportagem: “Por que vocês estão me investigando? Conhecendo um pouquinho do UOL e um pouquinho de vocês, eu prefiro não falar nada.”

Quando indagado sobre as atividades da empresa, o parlamentar novamente se esquivou: “Não tem nada demais. Explicar o quê? Estou devendo alguma coisa?”

Por fim, ao caminhar rapidamente pelos corredores entre os seguranças, o parlamentar afirmou que “não devia explicações” e mencionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sem sequer ter sido questionado. Ele acrescentou que “falaria com o TSE” caso fosse chamado.

Os demais sócios foram contatados, mas não retornaram à reportagem do portal.

A Braz Global Holding foi registrada no governo do Texas, mas os documentos obtidos não fornecem informações sobre a natureza do negócio. No mesmo local, em um curto espaço de tempo, Paulo Generoso registrou outras duas empresas: a Liber Group Brasil, em 13 de janeiro, e o Instituto Liberdade, em 8 de fevereiro. Nestas empresas, Eduardo Bolsonaro não é oficialmente mencionado como responsável, apenas Generoso, André Porciúncula e outra ex-servidora do governo Bolsonaro, Raquel Brugnera, que são apresentados como diretores.

Raquel e Paulo Generoso são os fundadores do Movimento República de Curitiba, que surgiu em 2016 para apoiar a Operação Lava Jato. Além disso, o movimento endossou a eleição do ex-presidente em 2018 e 2022. Com 1,2 milhão de seguidores, a página do grupo no Facebook divulgou informações falsas sobre urnas eletrônicas, a pandemia de COVID-19 e expressou apoio a tentativas de golpe. A página também está sob investigação da CPMI sobre Fake News. Em janeiro de 2023, a conta do Twitter de Paulo Generoso foi suspensa por ordem judicial, conforme anunciado pela própria empresa nas redes sociais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link