Eduardo Bolsonaro foi funcionário de Roberto Jefferson na Câmara

Atualizado em 24 de outubro de 2022 às 11:14
O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução/Montagem

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) já foi funcionário de Roberto Jefferson na Câmara dos Deputados. O filho de Jair Bolsonaro (PL) ocupou um cargo comissionado na liderança do PTB, partido em que o terrorista bolsonarista era o presidente.

Na época, Eduardo tinha 18 anos e era calouro de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele foi nomeado para um cargo comissionado de 40 horas semanais e passou a receber o equivalente a R$ 9,8 mil por mês.

No entanto, a nomeação era irregular, pois o filho 03 do presidente morava e estudava no Rio de Janeiro e o cargo só poderia ter sido preenchido por alguém desse expediente no Congresso, uma vez que, esse tipo de função tem “por finalidade a prestação de serviços de assessoramento aos órgãos da Casa, em Brasília. Desse modo, (os servidores) não possuem a prerrogativa de exercerem suas atividades em outra cidade além da capital federal”.

Em um debate sobre nepotismo em 2005, o próprio Bolsonaro confirmou a contratação do filho. “Já tive um filho empregado nesta Casa e não nego isso. É um garoto que atualmente está concluindo a Federal do Rio, uma faculdade, fala inglês fluentemente, é um excelente garoto. Agora, se ele fosse um imbecil, logicamente estaria preocupado com o nepotismo”, disse em debate em sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, segundo reportagem do arquivo do jornal O Globo.

A BBC News Brasil encontrou a comprovação de contratação de Eduardo Bolsonaro em pesquisa no site da Câmara dos Deputados:

Eduardo Bolsonaro, por sua vez, demonstrou não ter memória de seu primeiro emprego público formal quando questionado pela BBC News Brasil, durante uma entrevista em 2019:

Eduardo Bolsonaro – Dois mil e…?

BBC News Brasil – 2003.

Eduardo Bolsonaro – Tá.

BBC News Brasil – Como é possível isso?

Eduardo Bolsonaro – Ué, você nunca conseguiu trabalhar e estudar ao mesmo tempo na sua vida, não?

BBC News Brasil – Em cidades diferentes?

Eduardo Bolsonaro – Em cidades diferentes?

BBC News Brasil – O sr. era servidor aqui em Brasília e cursava no Rio, não?

Eduardo Bolsonaro – Assumindo alguma atividade partidária… Agora… Em 2003?

BBC News Brasil – Em 2003 e 2004, por 16 meses.

Eduardo Bolsonaro – Olha, eu teria que puxar forte pela memória aqui então… Mas eu acho que não teria problema nenhum, conseguir trabalhar, prestar um serviço partidário. Inclusive eu já tive assessor meu que eu encontrava com ele uma vez por mês no máximo, né? (O assessor) prestava a minha assessoria de maneira local no litoral de São Paulo.

Roberto Jefferson também disse não se lembrar se o filho do ex-capitão trabalhou na liderança do partido no período em que ele era o líder petebista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link