
Neste domingo (27), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por meio das redes sociais. A manifestação ocorreu um dia após Tarcísio ter comentado em um evento econômico, os impactos das tarifas impostas pelo governo de Donald Trump às exportações brasileiras.
A publicação de Eduardo, que está autoexilado nos Estados Unidos, não mencionou diretamente o governador, mas fez referência a seu discurso. “Desconfie de quem se mostra preocupado com a Tarifa-Moraes e não fala dos presos políticos ou crise institucional, ignorando a carta do Trump que é expressa na solução do problema”, escreveu o parlamentar.
Tarcísio havia falado no sábado (26), durante um encontro promovido pela XP Investimentos, sobre o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, o aumento das taxas pode causar efeitos severos na economia paulista, com projeções que variam de 0,3% a 2,7% de queda no PIB estadual. Ele estimou ainda a possível eliminação de 44 mil a 120 mil empregos em São Paulo.
Os setores do agronegócio seriam os mais prejudicados, de acordo com o governador. Produtores de café, suco de laranja e frutas em geral devem sentir com mais força os impactos da medida anunciada pelo ex-presidente norte-americano.
O líder do executivo paulista também cobrou uma postura mais unificada para enfrentar o problema e criticou a condução do governo federal na questão. Ele afirmou que divisões internas fragilizam o país e defendeu diálogo para que as perdas econômicas não se agravem. “Se a gente não colocar a bola no chão, agir como adultos e não resolver o problema, quem vai perder é o Brasil”, afirmou.
As críticas de Eduardo Bolsonaro ao governador paulista não começaram agora. Em outra ocasião, o deputado já havia rebatido a postura de Tarcísio ao afirmar que ele estaria sendo submisso a “elites” e ignorando a necessidade de combater o “regime de exceção”, que, segundo Eduardo, estaria destruindo a economia e as liberdades brasileiras.
Neste domingo, Eduardo voltou a defender que o único caminho para reverter as tarifas norte-americanas seria a anistia dos acusados de articular atos golpistas. Para ele, Tarcísio de Freitas evita assumir essa pauta e, com isso, esvazia o debate. “Estão te enganando, jogando para a plateia e prolongando o sofrimento de quem dizem defender”, publicou o parlamentar em sua conta oficial, reforçando as críticas ao governador paulista.
Veja o post:
Desconfie de quem se mostra preocupado com a Tarifa-Moraes e não fala dos presos políticos ou crise institucional, ignorando a carta do Trump que é expressa na solução do problema.
Estão te enganando, jogando para a platéia e prolongando o sofrimento de quem dizem defender.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 27, 2025