Eduardo Bolsonaro só tem Trump na cabeça. Por Fernando Brito

Atualizado em 17 de março de 2019 às 10:19
Eduardo Bolsonaro foi aos EUA de bonezinho de Trump

PUBLICADO NO TIJOLAÇO

Por Fernando Brito

A declaração do “Filho 03” de que o Brasil deve eliminar a exigência de visto de entrada para os cidadãos norte-americanos,  mas que os EUA precisam manter a mesma condição para o ingresso de brasileiros naquele país não é só um exemplo escandaloso do sabujismo do clã Bolsonaro.

É uma demonstração do conceito que têm sobre os brasileiros, bastante semelhante àquele que o ministro da Educação externou ao chamar-nos de “canibais”. Afirmou que que “os brasileiros que vivem ilegalmente nos Estados Unidos são uma “vergonha” para o Brasil

Eduardo Bolsonaro diz que liberar os cidadãos dos EUA de visto é “ser esperto”: “vamos pegar os dólares dos turistas americanos, japoneses, australianos e canadenses”. Mas os brasileiros, ao irem aos EUA, “vão se passar por turista para vir morar ilegalmente aqui”, afirmou em  Washington.

Eles são turistas ricos, nós somos uns “superchicanos” que estamos explorando uma brecha para ter a chance de virarmos entregadores de pizza ou faxineiros por lá, na visão do apoiador do muro de Trump.

Aliás, parece nutrir o mesmo ódio do presidente norte-americano pelos milhões de imigrantes que fazem girar a economia dos EUA.

A reciprocidade sempre foi uma tradição da diplomacia – da brasileira e a da maior parte dos países -, porque é uma forma de igualar o tratamento dado aos cidadãos de ambos os países. Portanto, na visão de Bolsonaro, o brasileiro não merece o mesmo tratamento dos norte-americanos e é, como regra geral, suspeito de estar indo arranjar uma “boquinha” por lá.

Incrível, mais ainda, é que a Câmara dos Deputados tenha feito presidente da Comissão de Relações Exteriores um sujeito que pensa e age assim.