
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que fugiu para os EUA, fez novos ataques aos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Júnior (PSD-PR) por suas posições sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Em publicação no X (antigo Twitter), o parlamentar acusou os dois governadores de ignorarem a questão da anistia aos que chama de “presos políticos” nas negociações sobre o tarifaço.
“Desconfie de quem se mostra preocupado com a ‘tarifa-Moraes’ e não fala dos presos políticos ou crise institucional, ignorando a carta do Trump que é expressa na solução do problema”, escreveu Eduardo Bolsonaro. O deputado completou: “Estão te enganando, jogando para a plateia e prolongando o sofrimento de quem dizem defender”.
As declarações do parlamentar ocorrem após participação dos dois governadores no evento Expert XP em São Paulo, onde discutiram os impactos econômicos das tarifas de 50% impostas pelo governo estadunidense. Tarcísio disse, na ocasião, que a medida de Trump pode acabar com 120 mil empregos em São Paulo.
Desconfie de quem se mostra preocupado com a Tarifa-Moraes e não fala dos presos políticos ou crise institucional, ignorando a carta do Trump que é expressa na solução do problema.
Estão te enganando, jogando para a platéia e prolongando o sofrimento de quem dizem defender.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 27, 2025
Tarcísio afirmou estar em contato com “contrapartes americanas, empresas e políticos” para sensibilizar o governo dos EUA sobre o problema, mas não mencionou a questão da anistia.
“Infelizmente hoje busca se tirar proveito político de tudo, por isso estamos nessa situação”, declarou o governador paulista durante o evento, em referência ao clima de polarização em torno do tema.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, também presente no evento, foi ainda mais enfático ao afirmar que “Bolsonaro não é mais importante que essa relação comercial entre os Estados Unidos e o Brasil”. A declaração provocou reação imediata de Eduardo Bolsonaro, que publicou um vídeo com trechos de cartas e menções de Donald Trump a Jair Bolsonaro.
“Desculpe-me governador, mas ignorar estes fatos não vai solucionar o problema, vai apenas prolongá-lo ao custo do sofrimento de vários brasileiros”, rebateu o deputado em sua rede social.
Esta não é a primeira vez que Eduardo Bolsonaro direciona críticas a Tarcísio, antigo aliado de seu pai. O parlamentar tem escolhido o governador paulista como alvo preferencial em suas manifestações políticas, acusando-o de abandonar a agenda bolsonarista após assumir o governo.
Trump postou diversas vezes citando Bolsonaro, fez uma carta onde falou de Bolsonaro, fez declarações para a imprensa defendendo nominalmente o fim da perseguição a Bolsonaro e seus apoiadores.
Desculpe-me governador @ratinho_jr , mas ignorar estes fatos não vai solucionar o… pic.twitter.com/3AtUtPgYr8
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 27, 2025